Enquanto a dupla Fla-Flu, em guerra franca contra a Ferj, admite participar da Copa Sul-Minas em 2016, a Federação já definiu mudanças no regulamento do Campeonato Carioca para 2016. Agora, a competição terá quatro fases em vez de três, mas manterá os 16 clubes. A proposta do regulamento, divulgada primeiro pelo site FutRio, foi confirmada em apuração do ESPN.com.br.

A fórmula, o entanto, ainda terá de ser aprovada no Conselho Arbitral da entidade no dia 6 de agosto. Na primeira fase, os 16 clubes serão divididos em dois grupos de oito. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase seguinte, a Taça Guanabara. Ela será disputada em turno único e o primeiro colocado será declarado campeão do tradicional trofeu carioca. Os quatro primeiros colocados formarão a semifinal que, por consequência, vai definir as equipes que disputarão a final da competição. Uma das duas últimas fases terá jogo único para se adequar ao calendário da CBF. Ainda não se sabe, no entanto, se serão as semifinais ou a final da competição.

O novo regulamento é, de acordo com a entidade, um consenso após o chamado Grupo de Trabalho, realizado pela Federação com a participação de clubes integrantes da competição. Os oitos eliminados da primeira fase disputarão a Taça Rio. O primeiro colocado será o campeão e os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Carioca, em 2017. Até este ano, o Carioca era disputado em três fases. A primeira com turno único, com o primeiro colocado declarado vencedor da Taça Guanabara. Depois, semifinais e final em dois jogos, com vantagem de empates para os melhores colocados.

Fonte: ESPN.com.br