Em seu terceiro ano como treinador profissional, Zé Ricardo está no terceiro clube da carreira. Após passagens por Flamengo e Vasco, o técnico assumiu o Botafogo, em agosto deste ano, logo depois da saída de Marcos Paquetá. Com quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas, o treinador balança no cargo. Porém, o bom rendimento na reta final do último Brasileirão pode servir de apoio para que Zé Ricardo tenha uma nova chance.

Responsável pela arrancada do Vasco em 2017, Zé Ricardo tirou a equipe da zona de rebaixamento e levou o Cruzmaltino para a Copa Libertadores da América. Porém, diferentemente do Botafogo, o Vasco estava em oitavo lugar, na 31ª rodada do Brasileirão. A equipe estava há quatro pontos da última equipe do G6, o próprio Glorioso.

Favorecido pela vaga aberta com o título da Libertadores, conquistado pelo Grêmio, o Vasco venceu três dos últimos oito jogos no Campeonato Brasileiro. Com isso, garantiu a classificação para à competição continental, apesar de ter ficado em sétimo lugar. O Gigante da Colina teve, apenas, uma derrota, para o Atlético-PR, por 3 a 1, na 37ª rodada.

Se no Vasco, Zé Ricardo ultrapassou as expectativas, no Flamengo, a situação não foi tão agradável. Logo depois de assumir a equipe interinamente, o treinador colocou a equipe na briga pelo título brasileiro. O adversário era o milionário Palmeiras de Dudu, Gabriel Jesus e Moisés. Zé substituiu Muricy Ramalho, com problemas de saúde.

Porém, a mesma 31ª rodada que está por vir no Brasileirão de 2018, representou a queda do Flamengo, em 2016. Na cola do Palmeiras desde a 22ª, o Rubro-Negro viu o Alviverde se distanciar. A derrota por 2 a 1, para o Internacional, que brigava contra o rebaixamento, foi o início do fim do “Cheirinho”. Logo depois, o Flamengo engatou uma sequência de quatro jogos sem vencer. Com isso, viu o Palmeiras garantir o eneacampeonato brasileiro, além de ter perdido o segundo lugar para o Santos.

Faltando sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a situação do Botafogo não é tão tranquila quanto a de Vasco e Flamengo. Em 13º lugar, com 35 pontos, o Glorioso está quatro acima da zona de rebaixamento. Além disso, está há quatro jogos sem vencer. Os botafoguenses torcem para que, assim como no ano passado, Zé Ricardo tenha um final feliz no Brasileirão.

Fonte: Esporte 24 Horas