Com a pausa no Campeonato Brasileiro, o momento é perfeito para uma avaliação completa no elenco alvinegro. A bateria de testes é feita pelo fisiologista Matheus Fontes, que espera municiar o Preparador Físico Moraci Sant’Anna com o máximo de informações possíveis sobre o estado da equipe.
“As avaliações físicas estão voltadas para que tenhamos um conhecimento adequado do perfil fisiológico dos atletas e o estado de treino que se encontram. Com isso podemos manipular o trabalho e proporcionar ao Moraci informações para treinos físicos específicos em grupo ou individualmente”, disse Matheus Fontes.
Fiisologista Matheus Fontes avalia Zeballos no Yoyo teste, feito em General Severiano
Nos primeiros treinamentos realizados no Cefan, na Zona Norte, os atletas foram submetidos a três procedimentos distintos: lactato, agilidade e o conhecido Yoyo teste. O fisiologista Matheus Fontes explicou os procedimentos. Entenda:
Teste de Lactato
“Iniciamos com o teste de Lactato, que da uma ideia do condicionamento aeróbio dos atletas e serve como um ponto específico para conseguirmos detectar a intensidade que eles estão correndo, o que evita o gasto de carboidratos e possibilita uma economia para movimentos mais potente dentro do jogo”.
Teste de Agilidade
“O teste de agilidade foi feito para conhecer melhor os atletas e ver como está a resposta na mudança de direção, aceleração, frenagem e retomada. É importante para que o treinador saiba como seus atletas podem ajudar dentro de campo e ajuda na melhor opção para cada estilo de jogo”.
Yoyo Teste
“O Yoyo é um teste bem específico que mostra o quanto eles suportam a alta intensidade, que é o jogo de futebol hoje. O time que consegue percorrer maiores distancias em alta velocidade tem mais chances de ganhar uma partida”.
O Botafogo segue a preparação para a volta do Campeonato Brasileiro, dia 16 de julho, diante do Sport, na Ilha do Retiro. O Glorioso ocupa a 13ª colocação.