Garra, superação, raça, fé, resiliência, profissionalismo, foco, humildade… Adjetivos não faltam para destacar a personalidade do atleta João Paulo, que completará 100 jogos com a camisa alvinegra neste sábado, em partida diante do Ceará, no Estádio Castelão. Do dia 19 de janeiro de 2017, data de sua apresentação oficial, até hoje, foram inúmeras histórias, momentos e capítulos de uma relação acima de tudo de respeito pela instituição Botafogo. A chegada, a Libertadores, o título estadual, a lesão, a volta por cima e um livro aberto com outros capítulos pela frente. Parabéns, João Paulo! Envergar a camisa do mais tradicional 100x não é para qualquer um.

E se a conquista é para ficar marcada na história do Fogão, nada melhor que o responsável por eternizar momentos para mostrar ao torcedor botafoguense um pouco de João Paulo por um outro ângulo. Vitor Silva, fotógrafo oficial do Botafogo, selecionou uma galeria especial com as principais fotos do jogador e falou sobre a relação com João nos dois anos e oito meses de convívio.

– A visão que eu tenho é a mesma de todo mundo. Um ser humano exemplar, um cara calado, meio tímido, mas você enxerga muita verdade nos olhos dele. Um cara humilde, verdadeiro e gente boa demais. Um cara que tem certa cultura e que na esfera esportiva é um atleta exemplar. Pau para toda obra e uma liderança no grupo não por ser o cara que fala, mas só de olhar confia, sabe. Um sujeito admirável e que gostaria de ter na minha vida como amigo. Exemplo de pessoa na superação, dedicação. Um guerreiro e não é à toa que toda hora coloca uma touca. Bota a cara mesmo. Tem tudo para ser ídolo no Botafogo, tem perfil de guerreiro. Não tem outra palavra para ele. É merecedor – disse Vitor Silva.

Perguntado sobre qual foto de João Paulo seria a mais especial, Vitor Silva preferiu não eleger apenas uma já que toda foto para ele é ‘como se fosse um filho’. Mas citou alguns cliques especiais da trajetória do atleta.

– Tenho uma dificuldade muito grande para eleger uma foto. Sou um cara aficcionado pelo que eu faço e quando se passa muito tempo no clube e o jogador também a gente acaba fazendo uma coletânea. Costumo dizer que cada foto é um filho. Umas normais, outras mais elaboradas. Em quesito de estética, tem a foto do pôr do sol no treino, toda vermelha e ele matando a bola no peito. Outra na penumbra, que ele está dominando a bola no alto com o estádio ao fundo. Inclusive, conversando com ele e a esposa, me disseram que gostam muito dessa foto também. Tenho muito carinho. Um trabalho na caixa de areia junto com o fisioterapeuta em que ele está saltando naquela fase difícil da carreira. Um salto com o estádio ao fundo e uma nuvem faz o formato de um coração. Um cara valente, de coração e essa tenho muito carinho. Em nível de importância e coincidência tem uma foto normal, quase que um registro. O time perfilado para o minuto de silêncio em homenagem ao Presidente Bebeto de Freitas, e o foco, coincidentemente, ficou justamente nele. E foi o dia da sua lesão. Lembro que postei essa foto em homenagem ao João, para dar força, e que mostrava que estava todo mundo com ele. Ele tem dois filhos e pude fazer as duas fotos dele com a bola na barriga, para ver a quantidade de fotos que vejo com importância. Eleger uma eu não consigo mesmo – recordou com carinho.

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Uma das fotos preferidas de Vitor Silva, pôr do sol no Estádio Nilton Santos brinda os
100 jogos de João Paulo. Foto: (Vitor Silva/BFR)

Vitor Silva está com a delegação do Botafogo em Fortaleza e logo mais terá a oportunidade de novamente fotografar JOão Paulo em campo. O fotógrafo falou sobre o registro que gostaria de fazer de JOão na data tão especial na carreira. Quem sabe? Fica de olho, Vitor!

– A próxima foto dele que quero fazer, tomara que hoje…O gol da vitória seria muito legal. E mais para frente penso em uma foto de alegria, vitória, vibração e com um troféu na mão. Pode ser de touca (risos), seria a cara dele e entraria de vez para a história do clube. Pelo meu olhar e jeito de fotografar eu quero sempre uma foto bonita de vitória, que é o que fica para a história do Botafogo – encerrou.

Confira a galeria de fotos especiais de João Paulo no dia em que completará 100 jogos pelo Fogão nas imagens de Vítor Silva/BFR!

https://flic.kr/s/aHsmGWtvnC

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/Botafogo

Fonte: Site oficial do Botafogo