Funcionários da base do Botafogo participam de palestra sobre prevenção do abuso sexual

Em mais uma tradicional reunião de formação continuada, onde os funcionários das categorias de base do Glorioso se encontram duas vezes por mês para debater assuntos relevantes e que fazem parte do cotidiano do futebol de base, o Botafogo recebeu, na última sexta-feira (15/06), a visita do Professor Doutor Antônio Carlos de Oliveira para tratar de um tema que necessita de bastante atenção nos dias de hoje: “A prevenção do abuso sexual no contexto esportivo e como todos nós somos importantes para mudar o cenário atual.”

Professor do departamento de Serviço Social da PUC-Rio e líder do grupo do CNPQ “Famílias, Violência e Políticas Públicas”, o Doutor Antonio Carlos recebeu o convite da assistente social alvinegra Maristela Eleutério e palestrou sobre o tema que é tão atual hoje na sociedade. Ele explicou sobre a diferença entre “abusador x pedófilo”, os possíveis sinais que as crianças e adolescentes apresentam quando sofrem abusos, os ambientes propícios para que aconteçam, como denunciar sem que se cause danos maiores e como prevenir é uma responsabilidade de todos.

– Como psicólogo e professor é impossível não notar a diferença que faz quando se adota uma metodologia como o Botafogo tem adotado, que envolve todos os funcionários e funcionárias no desenvolvimento dos atletas. Isso faz toda a diferença, sobretudo quando falamos em categorias de base. Estive em Caio Martins participando de uma reunião de formação continuada com os profissionais da base. Agradeço a Maristela pelo convite, ao Manoel Renha pela acolhida e pela presença do debate, a todos os profissionais presentes pela participação qualificada na discussão sobre a prevenção do abuso sexual no contexto esportivo. Por último, como um botafoguense apaixonado, agradeço pelo presente que recebi, uma camisa autografada por todo o nosso time. – falou o Prof. Dr. Antônio.

Tal ação também faz parte da preocupação que o Glorioso possui com a formação integral de seus jovens atletas, onde não se olha somente a formação de um jogador de futebol, mas sim a formação de um cidadão de bem. Para que isso aconteça, os profissionais alvinegros precisam estar bem alinhados dentro da metodologia alvinegra. Sempre presente, o diretor geral Manoel Renha falou sobre os benefícios da conscientização sobre o assunto.

– A palestra foi bastante interessante. Acho que nos trouxe conceitos importantes, que foram ministrados pelo Prof. Antônio Carlos, com a oportunidade de diversos esclarecimentos. É um tema no qual é importante as pessoas dentro do clube tomarem conhecimento, verem a forma correta de condução caso surja algum tipo de situação dessas, que a gente espera que não venha acontecer. Foi bastante elucidativa e acho que acrescentou para todos os nossos profissionais que estiveram presentes, tendo em vista a boa interação que houve o tempo todo. – afirmou o diretor.

Fonte: Site oficial do Botafogo

Comentários