Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

15/01/26 às 19:00 - Luso-Brasileiro

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Funcionários da base do Botafogo participam de palestra sobre prevenção do abuso sexual

Por: FogãoNET

Em mais uma tradicional reunião de formação continuada, onde os funcionários das categorias de base do Glorioso se encontram duas vezes por mês para debater assuntos relevantes e que fazem parte do cotidiano do futebol de base, o Botafogo recebeu, na última sexta-feira (15/06), a visita do Professor Doutor Antônio Carlos de Oliveira para tratar de um tema que necessita de bastante atenção nos dias de hoje: “A prevenção do abuso sexual no contexto esportivo e como todos nós somos importantes para mudar o cenário atual.”

Professor do departamento de Serviço Social da PUC-Rio e líder do grupo do CNPQ “Famílias, Violência e Políticas Públicas”, o Doutor Antonio Carlos recebeu o convite da assistente social alvinegra Maristela Eleutério e palestrou sobre o tema que é tão atual hoje na sociedade. Ele explicou sobre a diferença entre “abusador x pedófilo”, os possíveis sinais que as crianças e adolescentes apresentam quando sofrem abusos, os ambientes propícios para que aconteçam, como denunciar sem que se cause danos maiores e como prevenir é uma responsabilidade de todos.

– Como psicólogo e professor é impossível não notar a diferença que faz quando se adota uma metodologia como o Botafogo tem adotado, que envolve todos os funcionários e funcionárias no desenvolvimento dos atletas. Isso faz toda a diferença, sobretudo quando falamos em categorias de base. Estive em Caio Martins participando de uma reunião de formação continuada com os profissionais da base. Agradeço a Maristela pelo convite, ao Manoel Renha pela acolhida e pela presença do debate, a todos os profissionais presentes pela participação qualificada na discussão sobre a prevenção do abuso sexual no contexto esportivo. Por último, como um botafoguense apaixonado, agradeço pelo presente que recebi, uma camisa autografada por todo o nosso time. – falou o Prof. Dr. Antônio.

Tal ação também faz parte da preocupação que o Glorioso possui com a formação integral de seus jovens atletas, onde não se olha somente a formação de um jogador de futebol, mas sim a formação de um cidadão de bem. Para que isso aconteça, os profissionais alvinegros precisam estar bem alinhados dentro da metodologia alvinegra. Sempre presente, o diretor geral Manoel Renha falou sobre os benefícios da conscientização sobre o assunto.

– A palestra foi bastante interessante. Acho que nos trouxe conceitos importantes, que foram ministrados pelo Prof. Antônio Carlos, com a oportunidade de diversos esclarecimentos. É um tema no qual é importante as pessoas dentro do clube tomarem conhecimento, verem a forma correta de condução caso surja algum tipo de situação dessas, que a gente espera que não venha acontecer. Foi bastante elucidativa e acho que acrescentou para todos os nossos profissionais que estiveram presentes, tendo em vista a boa interação que houve o tempo todo. – afirmou o diretor.

Fonte: Site oficial do Botafogo

Comentários