Assim que Jair Ventura assumiu o Botafogo, no dia 13 de agosto,véspera do confronto contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, um dos assuntos que rondava em General Severiano era a maratona de jogos que o treinador enfrentaria em setembro. Em 25 dias, o Alvinegro iria encarar oito partidas, seis pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil.

Embora tenha perdido importantes jogadores por lesões, como Luis Ricardo, Airton e Sassá, o Botafogo teve 50% de aproveitamento, conquistando quatro vitórias e quatro derrotas. Eliminado na Copa do Brasil, o aproveitamento no Brasileirão melhorou. Confira abaixo os confrontos do Glorioso e lembre como a equipe carioca se saiu em cada jogo.

01/09: Botafogo 2×5 Cruzeiro

No confronto válido pelo jogo de ida da Copa do Brasil, o Glorioso acabou sendo goleado pela Raposa. A partida foi atípica, já que o Alvinegro empatava em 1 a 1 até o fim da primeira etapa, mas no segundo tempo, após inúmeras falhas defensivas a equipe mineira conseguiu uma boa vantagem para o jogo de volta.

04/09: Botafogo 2×1 Grêmio

Em partida adiada da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Glorioso recebeu a equipe gaúcha na Arena Botafogo. Em uma boa apresentação, os cariocas conquistaram o triunfo. A partida ficou marcada pela obra prima de Camilo, que marcou um lindo gol de bicicleta. O lado negativo foi a lesão de Luis Ricardo. O lateral fraturou o tornozelo e volta aos campos apenas em 2017.

07/09: Botafogo 1×0 Fluminense

Em um jogo tecnicamente fraco, o Alvinegro “achou” um gol no segundo tempo, com Neilton, e conseguiu superar o rival Tricolor. A partida ficou marcada pela estreia de Marcelo, zagueiro do Sub-20, que entrou no lugar de Diego, e deu os seus primeiros passos na equipe profissional.

11/09: Cruzeiro 0x2 Botafogo

Em clima de revanche para o Botafogo, as equipes voltaram a se enfrentar, mas dessa vez em jogo válido pelo Brasileirão. A escalação da equipe alvinegra foi surpreendente: o zagueiro Emerson Santos foi improvisado na lateral direita, e a zaga foi composta com Carli e Emerson Silva. Com gols de Canales, o primeiro com a camisa do Glorioso, e Camilo, outro golaço do meia, a equipe carioca venceu a Raposa.

14/09: Botafogo 0x1 Santos

O Botafogo tentava a quarta vitória consecutiva, mas ficou no quase. Depois de tomar gol no início do jogo, o Glorioso pressionou, acertou a trave e não conseguiu tirar o zero do placar. Contudo, no fim do jogo, os pouco mais de 11 mil pessoas presentes cantaram e apoiaram os jogadores, fato que deixou Jair Ventura muito contente.

18/09: Vitória 0x1 Vitória

No quarto jogo fora de casa no Campeonato Brasileiro com Jair Ventura, o Botafogo conseguiu a terceira vitória seguida. A terceira e última foi no Barradão, contra o Vitória, que briga para não ser rebaixado. Com Neilton poupado, Rodrigo Pimpão foi escalado no time titular e resolveu a partida, com um gol no melhor estilo Ninja.

21/09: Cruzeiro 1×0 Botafogo

Bem no estilo missão impossível, o Botafogo ao Mineirão encarar o Cruzeiro, pelo jogo volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com um time alternativo, o Alvinegro voltou a ser derrotado e, com isso, deu adeus para o torneio nacional.

24/09: América-MG 1×0 Botafogo

Decepção. Essa foi a palavra mais falada depois do jogo. O Botafogo não chegou perto das últimas atuações e foi derrotado pelo América-MG, que está virtualmente rebaixado.

Fonte: Esporte Interativo