A menos de um mês para a próxima temporada, o Botafogo ainda tem algumas carências no elenco. Porém, para o gol, o torcedor segue tranquilo para 2018, uma vez que Gatito Fernandez e Jefferson seguem no clube. Em relação a posição, o único dilema fica para a comissão técnica, que terá que definir quem começará na condição de titular.

Se em 2017 Gatito levou vantagem pela sequência, em 2018 a disputa volta à estaca zero. Entenda: após passar por cirurgias por conta do rompimento do tendão do tríceps do braço esquerdo, Jefferson só retornou na metade do ano. Por conta disso, o paraguaio se manteve como o “camisa 1” e agarrou a oportunidade. Com atuações decisivas, sobretudo na Libertadores, Gatito se manteve na equipe principal e não foi barrado, mesmo após a volta do ídolo. No fim do ano, o estrangeiro cometeu erros, mas seguiu prestigiado por conta do retrospecto e para evitar uma troca já na reta final do Brasileirão.

Para a próxima temporada, Gatito e Jefferson disputarão nas mesmas condições. De acordo com o preparador de goleiros do clube, Flávio Tênius, em entrevista à Rádio Brasil, o critério pela titularidade será simples: o desempenho. Os dois goleiros iniciarão a pré-temporada no zero e passarão por avaliação da comissão técnica.

“O critério é desempenho. A gente trabalha assim. A gente levou o ano com tranquilidade porque todo mundo entendeu o momento do Gatito. Quando o Jefferson voltou, o Gatito estava brilhando e ajudando demais, e ele entendeu que não era o momento e nem justo. São pessoas do bem, sérios, honestos, e trabalham de forma transparente. A gente vai começar o ano com dois excelentes goleiros. É melhor a gente escolher por performance. Estou muito tranquilo e eles também. Não sei trabalhar de forma diferente. Pelo desempenho deles nós vamos escolher. Vamos ver quem voltou melhor das férias e ver quem vai começar jogando. Tenho certeza que, pelo profissionalismo, vão voltar bem e prontos para que a gente determine. Eles vão aceitar porque isso faz parte da profissão”, explicou.

Além de Gatito e Jefferson, o técnico Felipe Conceição inicia a temporada com Saulo. Helton Leite, que fez parte do elenco em 2017, está a caminho do São Caetano por empréstimo.

Fonte: Esporte Interativo e Rádio Brasil