Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

14/01/26 às 00:00 - A definir

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Há 25 anos, Renato Gaúcho jogava pelo Botafogo e causou polêmica com churrasco

Por: FogãoNET

Técnico do Grêmio, Renato Gaúcho era, há 25 anos, jogador do Botafogo. Aos 29 anos , foi importante na campanha do Alvinegro até a final do Brasileiro de 1992. Na foto, antes de um treino na fase decisiva do torneio, chegou ao treinamento com a camiseta com dizeres polêmicos. A polêmica era parte do personagem.

Depois do primeiro jogo da decisão, a vida não foi tão boa para Renato. O Botafogo perdeu por 3 a 0, ele jogou mal, e ainda deixou ser registrado, no dia seguinte, em um churrasco com o atacante Gaúcho, do Flamengo. Ao contrário da lenda que foi sendo repetida ao longo dos anos, não era um churrasco comemorativo dos jogadores adversário, e sim uma confraternização entre dois amigos na casa do hoje técnico do Grêmio.

Mas já no dia seguinte, Renato começou a enfrentar a fúria dos botafoguenses. No treino em Marechal Hermes, vaias e provocações. Em coro, a torcida falava para Renato “dar carninha na boca do Gauchinho”. E Renato se defendia dizendo que “quem pensa que tem algum problema nisso tem a cabeça pequena”.

A coisa ficou feia mesmo quando Emil Pinheiro, presidente do Botafogo, baniu Renato do segundo jogo da final (o empate em 2 a 2 deu o título ao Fla). Ainda assim, o técnico Gil e os companheiros apoiaram o atacante. “Isso é uma injustiça”, disse Carlos Alberto Dias. A torcida, no entanto, nunca perdoou o adversário de hoje, que não mais trabalhou no Botafogo. Ao blog Extracampo, em junho, ele confessou arrependimento:

— Não imaginava que estava fechando a porta de um clube para o resto da vida. Mas, sendo assim, o Botafogo também perde um grande treinador.

Comentários