O Fluminense entrou para o clássico deste domingo na condição de favorito após a escalação dos reservas por parte do Botafogo. Mas os suplentes alvinegros entraram em campo determinados a provar que não existe time reserva, mas sim um grupo forte em busca dos objetivos, e conseguiram uma vitória convincente, por 3 a 0, em cima de Conca, Fred e cia. Mas essa não foi a primeira vez que o clube de General Severiano aprontou para cima de um rival atuando com a equipe não considerada titular. Outro confronto povoa o imaginário dos torcedores alvinegros até hoje, mesmo após 17 anos.
No Campeonato Carioca de 1997, a equipe na época comandada por Joel Santana, chegou à última rodada já classificada para enfrentar o arquirrival Flamengo, que tinha ninguém mais, ninguém menos do que um ataque formado pela dupla Romário e Sávio, e dirigido pelo ídolo Júnior. E assim, como aconteceu contra o Fluminense, os reservas alvinegros aprontaram e saíram do Maracanã vencedores. Com um placar mais modesto – 1 a 0, gol de Renato Carioca – mas suficiente para eliminar o Rubro-Negro, que precisava apenas de um empate para avançar no estadual.
O Botafogo utilizou a equipe reserva em outros recentes, mas sem o mesmo sucesso. No Carioca deste ano, o Alvinegro foi a campo diante do Vasco, mas saiu derrotado por 1 a 0. Contra o mesmo rival, o Bota colocou os suplentes em campo no Brasileirão do ano passado e saiu de campo com um empate, mas com gosto de derrota. Isso porque o Vasco igualou o placar em 2 a 2, após o Botafogo sair na frente com 2 a 0.