Foram cinco meses vestindo a camisa do Botafogo até que o jovem Hyuri voltou a ser figura carimbada no mercado da bola. O atacante de 22 anos gerou o interesse do Guizhou Renhe, da China, e já viaja neste sábado para realizar exames e assinar seu contrato. Agora, o garoto de Jacarepaguá vai desbravar as fronteiras do Oriente e cruzar o mundo em busca de uma projeção ainda maior. Serão três anos de uma longa caminhada para o jovem atacante.

O contrato de empréstimo com o Botafogo até maio de 2014 não foi empecilho para que Hyuri pudesse dar um passo ainda mais largo na carreira. Liberado da pré-temporada do Alvinegro na terça-feira, o garoto mira voos mais altos, mesmo sabendo dos desafios que vai encontrar na China, como clima, cultura e alimentação diferenciada.

Hyuri vai jogar no futebol chinês

Foto:  Arte: O Dia Online

“Eu estou supertranquilo e bastante confiante. É uma oportunidade muito boa para mim, vou conseguir uma independência financeira e sem fechar as portas aqui no Brasil. Saio de cabeça erguida e de portas abertas, que é algo que me deixa ainda mais tranquilo. Sei que voltarei na hora certa e agora já penso nesse futuro na China. Estou me precavendo e procurando ver o que posso aproveitar das diferenças que vou encontrar por lá. Sei do clima frio, vou procurar saber se há algum tipo de alimentação brasileira, mas estou me preparando para que tudo dê certo”, comentou.

Hyuri teve um grande começo no Botafogo

Foto:  André Mourão / Agência O Dia

O quarto lugar no Campeonato Chinês deu ao novo clube de Hyuri um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões da Ásia. A oportunidade de disputar a maior competição do Oriente já entusiasma o jogador, que sonha com a chance de repetir o feito de Muriqui, ídolo na China vestindo a camisa do Guangzhou Evergrande. Outra inspiração é Conca.

“Coloquei na minha cabeça que vou buscar ser uma referência nacional lá. Temos o Muriqui, que fez história lá, assim como o Conca, que voltou para o Brasil há pouco tempo. Estou muito confiante em ter um bom resultado nessa minha experiência, sei que não é nada impossível. Fiquei ainda mais feliz quando soube que a equipe vai jogar a Liga dos Campeões. É uma grande porta para chegarmos ao Mundial e vou buscar isso também. Mas agora meu pensamento fica num passo a passo, iniciando pela pré-temporada e passando pelo início da Superliga Chinesa, até chegar a esse grande momento”, disse.

A projeção de Hyuri aumentou no início do ano passado. O garoto se destacou defendendo o Audax no Campeonato Carioca e foi alvo do Botafogo após a indicação do técnico Oswaldo de Oliveira. As lágrimas após o gol da vitória do Audax sobre o Flamengo fizeram o garoto se transformar numa nova sensação. Botafoguense desde criança, o atleta realizou o sonho de vestir a camisa do Alvinegro, fato ainda mais especial em razão da parceria com o craque Seedorf. Dos 18 jogos no Glorioso, a estreia arrebatadora (dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba) ficará guardada entre as melhores lembranças, junto à emocionante despedida do grupo, em Saquarema. O craque espera um retorno em breve.

“Eu tive uma conexão maior do que eu imaginava com o Botafogo. A frase que resume isso tudo foi o que o Eduardo Hungaro disse na minha despedida. Ele virou e disse: ‘O nosso amigo Hyuri vai viver a vida dele lá fora, vai nos deixar. O tempo que ele ficou aqui foi curto, mas intenso e muito marcante’. Fico feliz pela convivência que tive com todos os jogadores e, em especial, com o Seedorf. Ele nos ensinou muita coisa e me mostrou que é possível melhorar a cada dia e chegar a um lugar onde muitos duvidam. Saio de porta aberta e quero voltar em breve”, contou.

No Botafogo, Hyuri teve a chance de jogar com Seedorf

Foto:  Divulgação

Sem exercer a preferência de arcar com os cerca de R$ 900 mil para a compra dos 60% dos direitos federativos de Hyuri, o Botafogo lucrará apenas com uma compensação oferecida pelo Audax por ter ajudado na projeção do jogador. O Guizhou pagará cerca de R$ 1,5 milhão por 100% do passe do atleta. Hyuri viaja para São Paulo às 21h deste sábado, lá o jogador pegará um voo para a África do Sul às 2h de domingo e, em seguida, vai para a China.

Números de Hyuri no Botafogo:
Contratado por empréstimo no dia 16 de agosto de 2013
Disputou 18 jogos
Marcou 3 gols
Deu 2 assistências

Fonte: O Dia Online