O Botafogo encara o Flamengo nas semifinais da Copa do Brasil, e o primeiro duelo acontece no Engenhão, nesta quarta-feira, às 21h45, com transmissão do SporTV. Em entrevista ao “Troca de Passes”, após a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, pelo Brasileirão, o técnico do Alvinegro, Jair Ventura, destacou o duelo contra o Rubro-Negro na final da Taça Rio de 2010 como o clássico mais marcante de sua carreira.
Como havia sido campeão da Taça Guanabara, sobre o Vasco, a vitória por 2 a 1 sobre o Fla, na decisão da Taça Rio, garantiu o título carioca ao Glorioso. A conquista teve um sabor de volta por cima após dois vice-campeonatos nos anos anteriores e uma goleada sofrida por 6 a 0 para o Vasco pela terceira rodada do primeiro turno. Após a derrota expressiva, inclusive, Jair comandou o time profissional do Alvinegro pela primeira vez, diante do Tigres, antes de Joel Santana assumir.
– No meu primeiro jogo como treinador interino, em 2010, perdemos um jogo de 6 a 0. Tive a incumbência de ser o treinador nesse jogo e conseguimos vencer, contra o Tigres. Vencemos por 2 a 1. Depois assumiu o Joel. Ali praticamente, ninguém servia, jogava todo mundo fora. Foi bem complicado para mim, fazendo minha primeira partida como treinador da equipe profissional, com 29 anos. Depois chegou Joel, ganhamos a Taça Rio e a Guanabara, em cima do Flamengo, Foi um momento bom, até está rolando um vídeo de eu dando um beijo no Joel. Tinha sido vice em 2008 e 2009. Falei que não poderia ser vice naquele Carioca. Jefferson pegou pênalti. Foi no emblemático Maracanã. Com todo respeito, mas o Maracanã antigo tem suas particularidades – disse.
Jair pediu que o duelo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, seja marcado pelo clima de paz entre as torcidas. O Botafogo vive uma fase áurea, já que está nas quartas de final da Libertadores, diante do Grêmio – esta foi a primeira vez que o time chegou a esta etapa da competição continental.
– Um grande clássico, de anos lá atrás, quando não éramos nem nascidos. Que seja o clássico da paz. Temos que zelar pela paz. Jogo tem que ser bom e a rivalidade apenas dentro do campo. Respeito e dignidade para fazermos uma grande festa. As torcidas que possam fazer uma grande festa, sem violência, sem brigas. O clássico pode ser decidido em detalhes.
No ano passado, Jair Ventura foi efetivado como treinador do Botafogo e assumiu a equipe na 17ª posição na tabela do Brasileirão e ainda vivia sob o fantasma do rebaixamento do ano passado. O filho de Jairzinho comandou uma recuperação incrível, levando o Glorioso à quinta colocação e uma vaga na Libertadores. Atualmente, o Alvinegro é o oitavo colocado, com 28 pontos.