No início dos anos 70, o Botafogo teve um time conhecido como ‘SeleFogo’. Nomes como Paulo Cezar Caju, Carlos Alberto Torres e Jairzinho faziam parte do elenco alvinegro que encantava o Brasil. Nessa mesma época, ocorreu um dos episódios que estão marcados na história do clássico contra o Flamengo: no dia 15 de novembro de 1972, dia do aniversário do Rubro-Negro, o Glorioso goleou o clube da Gávea por 6 a 0, com três gols de Jairzinho.
Em entrevista ao FOXSports.com.br, o ex-atacante, que vivia exuberante fase após ser o craque da Copa do Mundo de 1970, relembrou a goleada em cima do rival. Para ele, a superioridade da equipe de General Severiano em relação ao rival era grande e foi o fator que levou à goleada.
“Um momento especial para cada jogador. Estava vivendo esse momento especial após minha extraordinária atuação em 1970. Continuei numa performance espetacular. Esse resultado de 6 a 0 no Flamengo fazendo três gols foi numa situação de naturalidade. Dentro do campo, as coisas foram acontecendo favoravelmente ao Botafogo, tiramos proveito dessa situação de desequilíbrio da equipe do Flamengo. Aproveitamos e ganhamos com facilidade. Naquela época o Botafogo tinha um time melhor que o Flamengo. Então, o desespero, na realidade, era mais para o Flamengo”, contou.
Nessa mesma edição do Campeonato Brasileiro, originalmente chamado por Campeonato Nacional de Clubes, o Botafogo chegou à final e terminou sendo vice-campeão. Na decisão, encarou o Palmeiras. Em jogo único disputado no Morumbi e com o Alviverde com a vantagem do empate, a partida terminou em 0 a 0.