Além de fazer o dever de casa dentro do Nilton Santos, o Glorioso tem outro objetivo no clássico desta quarta-feira, contra o Vasco: melhorar o seu atual retrospecto nos clássicos disputados na temporada. Contra o Cruz-Maltino, a equipe de Jair não venceu os dois confrontos, sendo um deles – na final da Taça Rio – disputado com os reservas por conta da participação na Libertadores.

No geral, foram sete clássicos disputados em 2017, com apenas um triunfo: por 3 a 1, contra o Fluminense – ambos utilizando os reservas – na semifinal da Taça Rio. Contra o Flamengo, foram disputadas três partidas, com um empate e dois resultados negativos. Vale-se destacar que, em três ocasiões de confrontos com os rivais do Rio de Janeiro, a equipe de Jair Ventura entrou com os reservas.

Para aumentar ainda mais os desafios alvinegros, o time encara também um longo tabu: o último triunfo em clássicos contra o Vasco foi quatro anos atrás, em 2013. Na ocasião, o Glorioso vence por 3 a 2, no Maracanã, também pelo Brasileirão. Para se ter uma ideia, Rafael Marques e Seedorf marcaram os gols.

– Eu fui perguntado atrás sobre isso também. Umas das minhas decepções foi não vencer o Vasco na final do Estadual do ano passado. Mas nós estamos quebrando alguns tabus esse ano e isso nos dá uma motivação maior esse ano e, com esses números (quatro anos sem triunfo no clássico) valorizaria ainda mais a nossa vitória – projetou Rodrigo Lindoso sobre o duelo desta quarta.

OS SETE CLÁSSICOS DE 2017:

Botafogo 1 x 2 Flamengo
Botafogo 2 x 3 Fluminense
Botafogo 0 x 0 Vasco
Botafogo 3 x 1 Fluminense
Botafogo 0 x 2 Vasco
Botafogo 1 x 2 Flamengo
Botafogo 0 x 0 Flamengo

Fonte: Terra