Após ser eliminado no Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), quando receberá o Juventude, no Nilton Santos. A partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil tem cunho decisivo para o técnico Zé Ricardo.

Isso porque o desempenho nas competições eliminatórias foi o que amenizou a pífia participação do Botafogo no Campeonato Carioca, quando não se classificou para a semifinal de nenhum dos turnos. Ao mesmo tempo, conquistou quatro vitórias em quatro jogos de mata-mata entre Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Segundo apuração do UOL Esporte, a diretoria não vê o Estadual com tanta importância, mas o desempenho não poderia ter sido tão ruim. Há uma insatisfação nesse sentido. Principalmente porque a diretoria aposta no trabalho de Zé Ricardo, mas vê pressão por parte da torcida aumentar.

“Sabemos como funciona o futebol brasileiro e uma equipe grande como o Botafogo tem que buscar coisas grandes. Sabemos da nossa responsabilidade e esperamos pressionar o Juventude com inteligência ao lado da nossa torcida. Temos que tomar as rédeas do jogo para adiantarmos as coisas aqui e buscarmos o resultado em Caxias do Sul”, disse Zé Ricardo.

A partida ocorre após um período de dez dias de treinamento, Tempo suficiente para arrumar a casa e fazer ajustes necessários na equipe.

“Aproveitamos para intensificar o ritmo e tivemos um crescimento nesse sentido e temos uma expectativa boa para amanhã. Temos que valorizar o ataque, ficar com a bola e não descuidar na defesa. Esperamos que o rendimento físico seja melhor e esperamos fazer as coisas com bastante paciência”, afirmou o comandante.

Apesar da confiança da diretoria, o Botafogo precisa seguir vivo na Copa do Brasil. Por questões de competitividade e financeira. A premiação é muito importante no planejamento do clube na atual temporada. Zé Ricardo concorda que o Carioca foi ruim, mas entende que a temporada é mais que isso.

“Nos últimos 11 jogos, vencemos sete, empatamos três e perdemos apenas um. Não é desculpa, mas não foi tudo errado e não acredito que tenha sido tudo ruim. Temos que dar continuidade, fortalecer e ter uma regularidade, que é o que queremos e o que a torcida espera também”, completou.

BOTAFOGO X JUVENTUDE

Data e hora: 04/01/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Alex Santana, Cícero (João Paulo) e Gustavo Ferrareis; Erik, Rodrigo Pimpão e Diego Souza.
Técnico: Zé Ricardo

Juventude
Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Sidimar e Eltinho; Rafael Jataí; Denner, Moisés, Bruno Camilo (Caprini) e Dalberto; Paulo Sérgio.
Técnico: Marquinhos Santos

Fonte: UOL