Durante os treinamentos desta semana, no Engenhão, enquanto a maioria dos jogadores ajustam detalhes finais para a importante partida contra o Unión Española (CHI), pela Copa Libertadores, um jovem chinês participa das atividades em busca do sonho de seguir no futebol brasileiro. Tang Shi, de apenas 17 anos, passa por um período de intercâmbio no clube e, nos últimos dias, começou a treinar com o elenco principal, com boa desenvoltura.

Tang enfrentou o Botafogo durante uma excursão do time sub-19 pela Ásia, no ano passado. Na ocasião, ele defendia o Shandong Luneng (CHN) e foi um dos principais destaques da equipe, que venceu o confronto contra o Alvinegro nas penalidades.

Daquele encontro, surgiu o convite para que Tang fizesse um intercâmbio no clube e ele desembarcou no Brasil em janeiro deste ano. O chinês participou dos treinos com a equipe sub-20, mas, nesta semana, já figurou nas atividades do elenco principal.

– É diferente, estava treinando com o sub-20, no profissional é diferente. Mas tenho que continuar treinando e me preparando para poder jogar – disse o apoiador chinês.

O idioma ainda é o grande obstáculo. Tang depende de um tradutor para entender as orientações, mas já arrisca algumas palavras básicas.

Inicialmente, Tang ficará no clube, ainda sem prazo determinado, nesse processo de intercâmbio para aprendizagem. Mas o jogador tem chamado atenção nos treinos e, se aprovado, pode futuramente assinar contrato e virar atleta do Glorioso:

– Não penso em voltar, quero ficar aqui, no Botafogo.

Fonte: Lancenet!