Ari Júnior, Guilherme Marques e Guilherme Van Der Laars, os três jornalistas da TV Globo que estavam no avião que levava a Chapecoense para o primeiro jogo da final da Sul-Americana, foram velados na tarde deste sábado no salão nobre de General Severiano, sede do Botafogo.

Os corpos chegaram ao clube por volta das 13h. Cerca de 15 minutos depois, um padre fez orações no salão principal do casarão amarelo apenas para familiares e amigos mais próximos. Colegas de profissão e demais amigos tiveram acesso logo na sequência.

O velório estava previsto inicialmente para acontecer a partir das 12 horas, mas a homenagem começou atrasada por questões burocráticas. Os corpos chegaram ao Rio de Janeiro às 4h15, mas só foram liberados às 10h30. E, por isso, o atraso de uma hora.

Carol, a esposa de Laars, grávida de 8 meses do terceiro filho, fez um discurso emocionante que levou muitos dos presentes às lágrimas. Com um microfone, ela prometeu, na frente de todos, que lutaria pela família. E foi muito aplaudida:

— Gui, você terá muito orgulho de mim e dos seus filhos — falou emocionada.

Van Der Laars e Marques eram torcedores do Botafogo e, como forma de homenagem, muitos amigos e familiares vestiram a camisa do clube. Alguns deixaram a rivalidade clubística de lado para prestar a homenagem. Os dois darão nome a duas cabines de imprensa do Estádio Nilton Santos.

Já Ari Júnior, que é goiano, era goiano e fã do Goiás. Muitos colegas de trabalho, principalmente os que atuam na área esportiva, estão no local para prestar as últimas homenagens.

Além das palavras de Carol, repórteres da Rede Globo fizeram uma homenagem aos colegas e, em especial, a Marques que trabalhava no grupo de reportariado (era o mais novo entre os especialistas em Esporte da emissora). Eles disseram que se inspiravam na juventude de Marques e que ele era uma fonte de inspiração. Citaram sua força, empolgação com a notícia e com o trabalho, e o empenho como lições que aprenderam com o colega.

Após o velório, as famílias seguirão com suas cerimônias particulares. Laars será sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, às 16h30. Marques será cremado no Memorial do Carmo, no Caju, às 18h. E Júnior será velado em Trindade, Goiânia, neste domingo e, em seguida, sepultado no Parque Memorial da cidade, às 17h.

Os corpos dos jornalistas da Fox, Victorino Chermon e Paulo Julio Clement, vieram ao Brasil em outro voo e chegaram em São Paulo por volta das 15h10. A princípio o avião chegaria entre 12h e 14h. Chermon, que era flamenguista, será velado na sede do seu clube, na Gávea, a partir das 8h deste domingo. E Clement, tricolor, receberá as homenagens, também pela manhã, em horário a confirmar, na sede do Fluminense.

Fonte: O Globo Online