O sorteio da Copa Libertadores da América 2014 está marcado para o próximo dia 12 de dezembro, e faltam apenas sete nomes na lista dos 38 participantes. Será a primeira vez que os dois rivais mineiros, Atlético e Cruzeiro, disputarão o torneio juntos.

Entre os times que disputaram as últimas cinco finais, apenas a dupla mineira e o uruguaio Peñarol estarão na Libertadores em 2014. O Olimpia, atual vice-campeão, fez má temporada doméstica e não se classificou.

Confira quem já está garantido e quem ainda briga pela classificação.

ARGENTINA

Estão garantidos o Vélez Sarsfield, “supercampeão” da temporada 2012/13, o Newell’s Old Boys, campeão do Torneio Final, e o Arsenal de Sarandí, vencedor da Copa Argentina. O Lanús também está classificado, no mínimo como o melhor argentino da Copa Sul-Americana.

A última vaga será do campeão do Torneio Inicial, que chega à última rodada com quatro times disputando o título. Ironicamente, eles se enfrentam: Vélez (30) x San Lorenzo (32) e Newell’s (30) x Lanús (30). Caso haja igualdade em pontos, haverá jogo-desempate.

Se o título não ficar com o San Lorenzo, ficará com um time já classificado, hipótese que favorece o River Plate. Neste caso, o Lanús passaria a ser o “Argentina 3” e entraria direto na fase de grupos, ou por ser o campeão do Inicial ou pela pontuação na temporada 2012/13.

Se isso acontecer, o River seria o “Argentina 5” e jogaria a primeira fase (ou ‘pré-Libertadores’).

BOLÍVIA

O Bolívar tem vaga assegurada na fase de grupos como campeão do Clausura 2013 e é o líder do Apertura a duas rodadas do final, com 40 pontos.

Caso o Bolívar fique com o título, o outro lugar nos grupos caberá ao segundo colocado – hoje o Strongest, com 39. Logo a seguir aparece o San José, com 35. Caso o Strongest vença o Oriente Petrolero na penúltima rodada, garante a segunda vaga boliviana.

Vice do Clausura, o Oriente Petrolero jogará a primeira fase. Boa notícia para os possíveis adversários, que jogariam em Santa Cruz de la Sierra e não em uma cidade com altitude.

BRASIL

Garantidos na fase de grupos estão Atlético-MG (atual campeão), Cruzeiro (campeão brasileiro), Flamengo (campeão da Copa do Brasil) e Grêmio (vice do Brasileiro).

O Atlético-PR, terceiro do Brasileiro, disputará a ‘pré-Libertadores’ ao lado do Botafogo, quarto, a não ser que a Ponte Preta conquiste a Copa Sul-Americana. Neste caso, a última vaga brasileira ficaria com o time de Campinas, às custas do Botafogo.

CHILE

Em ano de adequação do calendário, a Unión Española venceu o Torneio ‘Transición’ no primeiro semestre, conquistando a primeira vaga chilena.

A segunda vaga irá para o campeão do Apertura, que passa a ser disputado no segundo semestre. Universidad Católica e O’Higgins terminaram empatados em pontos e vão decidir o título em jogo extra no dia 10 de dezembro.

Quem perder a decisão ainda terá uma chance de classificação na ‘Liguilla’, que define o representante chileno na primeira fase – fará uma das semifinais com o Iquique, enquanto Universidad de Chile e Palestino se enfrentam na outra.

COLÔMBIA

O Atlético Nacional foi o primeiro representante definido, pelo título do Apertura, e também está na decisão do Finalización, quando enfrentará o Deportivo Cali, já assegurado na Libertadores por causa da pontuação anual.

Mesmo que perca a final, o Cali ficará com a segunda vaga colombiana, já que totalizou 80 pontos no ano, ficando atrás apenas do Nacional (99).

Com isso, a vaga na primeira fase fica com o Independiente Santa Fe, terceiro colocado no geral, com 79 pontos.

EQUADOR

O Emelec ficou com o título nacional ao vencer as duas fases do campeonato e entra na fase de grupos ao lado do novato Independiente del Valle, vice-campeão.

O Deportivo Quito, terceiro colocado, joga a primeira fase.

MÉXICO

Os mexicanos na Libertadores se definiram pela fase de classificação do Apertura 2013, excetuando-se os representantes do país na Liga dos Campeões da Concacaf. Santos Laguna e León entram na fase de grupos, Morelia na ‘pré-Libertadores’.

PARAGUAI

Nacional, campeão do Apertura, e Cerro Porteño, do Clausura, vão à fase de grupos. O Cerro, pela melhor pontuação do ano, entra como primeiro representante do país.

O Guaraní, melhor time da temporada excetuando-se os dois campeões, fica com a vaga na primeira fase.

PERU

Os finalistas do campeonato, Real Garcilaso e Universitario, são os dois representantes peruanos na fase de grupos. Melhor campanha entre os demais times, o Sporting Cristal começa na primeira fase.

URUGUAI

Peñarol e Defensor Sporting, respectivamente campeão e vice da temporada 2012/13, vão aos grupos. Pela pontuação geral da temporada, o Nacional jogará a ‘pré-Libertadores’.

VENEZUELA

O campeão da temporada 2012/13, Zamora, e o vice Deportivo Anzoátegui iniciam a disputa na fase de grupos. O Caracas é o participante da primeira fase, por ter a melhor campanha do resto.

COMO SERÁ O SORTEIO?

Se a Conmebol mantiver o critério dos últimos anos, serão dois cabeças-de-chave brasileiros, dois argentinos e os outros quatro seguindo o revezamento entre os demais países filiados.

Em uma projeção com os atuais classificados, teríamos o seguinte quadro:

POTE 1
Atlético Mineiro (Brasil 1)
Cruzeiro (Brasil 2)
Vélez Sarsfield (Argentina 1)
Newell’s Old Boys (Argentina 2)
Bolívar (Bolívia 1)
Unión Española (Chile 1)
Cerro Porteño (Paraguai 1)
Peñarol (Uruguai 1)

POTE 2
Atlético Nacional (Colômbia 1)
Deportivo Cali (Colômbia 2)
Emelec (Equador 1)
Independiente del Valle (Equador 2)
Real Garcilaso (Peru 1 ou 2)
Universitario (Peru 1 ou 2)
Zamora (Venezuela 1)
Deportivo Anzoátegui (Venezuela 2)

POTE 3
Flamengo (Brasil 3)
Grêmio (Brasil 4)
Argentina 3 
Arsenal (Argentina 4)
Bolívia 2
Chile 2
Nacional (Paraguai 2)
Defensor Sporting (Uruguai 2)

POTE 4*
Santos Laguna (México 1)
León (México 2)
6 classificados da primeira fase entre Argentina 5, Oriente Petrolero (Bolívia 3), Atlético-PR (Brasil 5), Brasil 6, Chile 3, Santa Fe (Colômbia 3), Deportivo Quito (Equador 3), Morelia (México 3), Guaraní (Paraguai), Sporting Cristal (Peru 3), Nacional (Uruguai 3) e Caracas (Venezuela 3)

* Apenas times do POTE 4 podem cruzar com equipes do mesmo país na fase de grupos.

ATENÇÃO: Os potes acima são uma projeção baseada nos últimos anos. A Conmebol ainda não oficializou os critérios do sorteio para 2014.

Fonte: Blog do Leonardo Bertozzi - ESPN.com.br