Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

14/01/26 às 00:00 - A definir

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Libertadores: Conmebol vai exigir ‘jogo limpo’, ‘estádios confortáveis’ e auditoria

Por: FogãoNET

Na última sexta-feira, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aprovou seu novo regulamento de licenciamento de clubes, que passará a valer a partir de 2018.

Uma das principais novidades é que os times que disputarão a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana só poderão participar dos torneios se tiverem também uma equipe feminina. Além disso, porém, haverá uma série de outras mudanças.

Segundo comunicado da entidade, os clubes que desejarem participar dos torneios continentais precisarão contar uma uma licença expedida pela Conmebol.

Para terem direito a este documento, as agremiações terão que cumprir diversas regras, todas determinadas pelo novo regulamento, que foi votado em reunião realizada em Lima.

A primeira regra para o licenciamento é que “todos os clubes deverão contar com um programa de desenvolvimento juvenil, que promova o jogo limpo”, escreveu a entidade. Ou seja: foco nas categorias de base e com “aulas” de fair play.

Outra determinação é que as equipes devem dispor de “estádios seguros e confortáveis para os torcedores, suas famílias e a imprensa”, além de “instalações de treinamento”. Ou seja: campos em que pedaços de arquibancada são atirados no campo pela torcida não serão mais permitidos.

A terceira mudança diz respeito às comissões técnicas dos clubes. Não haverá espaço para amadorismo: “Os clubes devem ter treinadores e médicos qualificados e profissionais, além de uma administração com boa formação”, diz o comunicado.

As últimas duas regras trabalham em cima das finanças dos clubes. O objetivo da Conmebol, de acordo com o documento, é fazer os times manterem as contas em dia.

“Os clubes devem acatar a normativa internacional, tratando todos os seus bens de forma transparente e justa”, afirma o comunicado da entidade, que completa: “inclusive com auditoria independente de todas as finanças do clube”.

Vale lembrar que, também nesta semana, a Conmebol anunciou outras mudanças para a Libertadores masculina, que agora será mais longa, sendo realizada durante boa parte do ano, e que pode ser decidida em jogo único, disputado em um estádio neutro.

Comentários