Desde que saiu do Botafogo, Loco Abreu acompanha os jogos como torcedor e como analista. “Corneteiro tático” mas não individual, como se define ele viu diversas partidas do Botafogo e elegeu qual técnico mais gostou de ver após sua saída.
– O técnico que mais gostei de ver no Botafogo depois da minha saída foi o Jair (Ventura). Gostava muito de como o time dele jogava. Não sei em que momento vai mudar, mas ser treinador no Brasil é muito complicado. Por isso os treinadores estrangeiros, tirando a exceção do técnico do Flamengo, têm muita dificuldade para trabalhar, não têm tempo para treinar e ter fase de preparação. Não dá para treinar parte tática, parte física, poder fazer mudanças, é só jogo e recuperação. Treinador tem que fazer magia de montar elenco e tem obrigação de ganhar e jogar bem. Na época do Jair o time jogava bem e ganhava, eu me identificava muito com a forma que o Botafogo jogava – afirmou Loco Abreu no Canal do TF.
Enquanto Loco Abreu jogou no Botafogo, de 2010 a 2012, Jair Ventura era auxiliar técnico. Ele foi treinador da equipe principal nos anos de 2016 e 2017.
Hoje no Boston River (URU), o centroavante é jogador e treinador da equipe.