Ex-jogador do Botafogo, Lucio Flavio voltou ao clube em 2020 como auxiliar técnico e foi treinador interino nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, com destaque para a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. O ex-meia deu entrevista ao programa “Baita Amigos”, do “BandSports”, apresentado por Neto, nesta sexta-feira.
Auxiliar de Marcelo Chamusca, Lucio Flavio revelou uma mudança no perfil do elenco do Botafogo e comentou o desafio da reestruturação para retornar à Série A.
– Toda equipe que tem descenso o primeiro objetivo é o retorno para a Série A. Mas o próprio Cruzeiro, com toda história, não conseguiu retornar no primeiro momento. O Botafogo tem que colocar pés no chão e saber onde está pisando. Na reta final do Brasileiro começamos a visualizar essa temporada, colocando garotos, porque é um caminho olhar para a base, com jogadores ativos do clube. Se faz necessário ir lançando atletas com potencial. O trabalho no Botafogo agora é de reestruturação. Vários jogadores acabaram saindo e outros estão chegando. É uma nova formação, uma nova equipe, tentando trazer junto jogadores com potencial surgindo para que em breve o Botafogo aproveite bem – explicou Lucio Flavio.
– O nosso Campeonato Brasileiro foi ruim, muito abaixo do que se espera com o Botafogo, aconteceu da metade do segundo turno em diante não conseguir os resultados, a reta final ficou complicada e com dificuldade muito maior para brigar. Não conseguimos de fato uma modificação em relação a isso. Em montagem no elenco, tem que se observar muitas coisas. Talvez, para equilibrar, tem que ter jovens e experientes, e jogadores com capacidade boa de liderança para em momentos difíceis chacoalharem o ambiente e o vestiário. Isso tem acontecido. Temos modificado o perfil do nosso elenco para uma competição diferente, que é a Série B, talvez a mais equilibrada dos últimos anos. Existe a necessidade, jogadores com experiência e êxito na competição, porque temos que pensar na Série B. Nosso papel é lutar para voltar para a Série A. Não tenha dúvida que se faz necessário uma boa competição para retornar à Série A e melhorar no aspecto institucional – acrescentou.
Lucio Flavio admitiu que o Botafogo ainda está construindo o elenco e pode ter novas chegadas e saídas de jogadores.
– É um ano atípico, acabamos uma competição e começamos outra dias depois. A montagem está ocorrendo em jogos oficiais. Nesse primeiro momento procuramos fazer com que os jogadores que já estava no grupo iniciassem a caminhada e aos poucos os reforços vão sendo incorporados ao elenco e à equipe. Já estamos indo para nove jogos e a cada jogo temos colocado algum dos atletas que tem chegado. São jogadores ainda conhecendo o clube e o grupo, performando, era um processo de desafio para nós da comissão técnica, a mudança com o carro andando. O mercado, como está em início de competições mas em abril, os clubes estão se mexendo para o Campeonato Brasileiro. Corremos risco de perder jogadores, mas ao mesmo tempo estamos de olho no mercado por possíveis atletas para fortalecer nosso elenco – finalizou.