Maracanã estuda voltar com modelo tradicional da rede

Compartilhe:

Reformado para a disputa da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014, o Maracanã está diferente, inclusive dentro de campo. Por padrão da Fifa, o modelo de rede tradicional, que caía de forma inclinada no gramado, acabou substituído por uma com acabamento retangular. O fato causou a revolta de muitos torcedores e, mesmo com a demora, surtiu efeito. A Concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A, vencedora da licitação, já estuda voltar com as antigas traves.

Conhecida como “véu de noiva”, a rede acabou tornando-se uma característica do estádio e ficou marcada por momentos históricos. Para que isso seja feito, as traves deverão ter um formato diferente. As antigas tinham uma haste nos cantos superiores, de aproximadamente 40 cm, que apoiava a rede e fazia com que ela caísse na diagonal e estufasse na hora do gol.

maracanã mosaico redes (Foto: Editoria de Arte)
Maracanã com suas últimas redes. Véu de noiva deve voltar ao estádio (Foto: Editoria de Arte)

Se tudo ocorrer como planejado, as novas redes já estarão instaladas para os jogos do Campeonato Brasileiro no mês de agosto. Apenas em eventos da Fifa, as “quadradas” serão recolocadas no lugar. Após críticas quanto ao alto valor dos ingressos, a Concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A sabe que essa mudança será favorável para ela.

Antes da Copa das Confederações, a Fifa justificou a troca alegando que seria importância manter um padrão em seus torneios, seja no Brasil ou em qualquer outro país.

Os padrões da Fifa para jogos de futebol, inclusive no que diz respeito às redes, estão disponíveis no guia “Regras do Jogo”. Para a Fifa, é importante sempre manter a consistência dentro de campo, seja nos campos oficiais da Copa do Mundo da Fifa ou nos Centros de Treinamento, seja no Brasil ou em qualquer outro país – informou a entidade em nota.



Fonte: Globoesporte.com
Comentários