‘Maradona diz que ainda vai jogar no Botafogo’: Como foi a investida no craque argentino

Jornal dos Sports noticia conversa do Botafogo com Maradona em 1989
Reprodução/Jornal dos Sports

Poucos dias depois de sair da fila de títulos com a conquista do Campeonato Carioca de 1989, o Botafogo tentou trazer o craque Diego Armando Maradona para General Severiano. O ídolo argentino, um dos maiores jogadores de todos os tempos, faleceu nesta quarta-feira aos 60 anos, provocando uma comoção na Argentina.

Instagram do FogãoNET (@fogaonet)


A investida alvinegra foi de Emil Pinheiro, homem-forte do futebol do Botafogo na época, com ajuda do volante Alemão, que atuou pelo Glorioso e era companheiro de Maradona no Napoli. Na edição do “Jornal dos Sports” do dia 1º de julho de 89, a manchete destacava: “Maradona diz a Emil que ainda vai jogar no Fogão“.

A reportagem conta que Maradona participou de um almoço numa churrascaria na Barra da Tijuca a convite de Emil Pinheiro ao lado de suas esposas, dos jogadores Alemão, Berg e Helinho, do preparador físico Carlos Alberto Lancetta – que concorreu como vice na chapa de Walmer Machado na eleição de terça-feira – e do empresário francês Jean Pierre.

Jornal dos Sports noticia conversa do Botafogo com Maradona em 1989
Jornal dos Sports noticia conversa do Botafogo com Maradona em 1989

No animado jantar, Maradona disse a Emil que atuaria no Botafogo assim que seu contrato com o Napoli terminasse e, depois, encerraria a carreira no Boca Juniors. A reportagem destaca ainda que só viria para o Botafogo se Emil Pinheiro permanecesse na vice-presidência de futebol do clube.

– O senhor Emil tentou de todas as formas trazê-lo. O contrato estava acabando com o Napoli e tinha essa possibilidade, mas não se concretizou. Ele veio ao Brasil e marcou essa reunião junto do Careca e do Alemão. Não participei da conversa, mas vi que eles sentaram e conversaram bastante reservadamente. Quem intermediou a conversa foi o Alemão – relembra Lancetta, em entrevista ao “GE”.

Não deu certo…

Como todos sabem, a animada conversa nunca passou dali. Maradona renovou com o Napoli, de onde saiu em 1991 para jogar no Sevilla. Depois, retornou à Argentina para atuar por Newell’s Old Boys e Boca Juniors, onde encerrou a carreira em 1997, aos 37 anos.

Jairzinho defende memória de Garrincha em entrevista sobre morte de Maradona. Veja o vídeo abaixo e inscreva-se no nosso canal:

Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários