O Botafogo tem uma baixa importante para o jogo do final de semana contra o Cruzeiro. Denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Matheus Menezes foi punido por unanimidade em um jogo de suspensão, sem reversão. Desta forma, o zagueiro não enfrenta a Raposa.
O jogador foi denunciado após falta, considerada duríssima, em cima de Rildo na goleada sofrida por 5 a 0 para o Santos, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o atleta carioca foi advertido pelo árbitro Héber Roberto Lopes com o cartão vermelho direto. Na súmula, o árbitro justificou a expulsão ocorrida “por, durante disputa de bola, e com uso de força excessiva, desferir um carrinho lateral, atingindo a perda de seu adversário”.
A defesa do clube carioca tentou justificar a falta como um lance normal de jogo, alegando que Matheus havia tido clara intenção de tocar apenas da bola e que acabou acertando o adversário por ter chegado atrasado na jogada. No entanto, o argumento foi ignorado. Ainda assim, o Botafogo estuda recorrer da decisão.
Por ter sido eliminado da Copa do Brasil, conforme o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a punição é transferida para a próxima competição nacional, no caso, o Campeonato Brasileiro.
A partida na qual Matheus deverá cumprir a suspensão é válida pela 32ª rodada do Brasileirão e está marcada para acontecer no domingo, 2, às 17h (de Brasília) no Mineirão.