Invicto há seis rodadas no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem dado cada vez mais esperança aos seus torcedores de que irá, de fato, brigar pelo título da competição nacional que não vem desde 1994. Tanto é que a média de público do time alviverde tem 30.326 espectadores, mais do que Flamengo, Botafogo e Fluminense juntos.

O jejum de troféus do Brasileirão tem feito com que os palestrinos compareçam em peso aos jogos do time alviverde. A média de público alviverde torna-se ainda mais expressiva quando comparada à dos representantes cariocas na Série A, que, juntos, somam apenas 29.370 torcedores por jogo.

Inaugurado em novembro de 2014 após quatro anos de reforma, o Allianz Parque se consolidou como importante aliado do Palmeiras na construção da média de público.

Levando em consideração apenas os cinco jogos disputados na arena neste Brasileiro, a média fica ainda maior: 32.737. Entretanto, como há ainda a partida contra o Grêmio, no Pacaembu, com 18.271 espectadores, a média cai para 30.326.

BRUNO ULIVIERI/RAW IMAGE/GAZETA PRESS

Palmeiras tem lotado suas partidas ao longo do Brasileirão desse ano
Palmeiras tem lotado suas partidas ao longo do Brasileirão desse ano

Além do Allianz Parque, o clube alviverde conta com outros fatores para captação de público. Desde 2014, o Palmeiras, em parceria com a Futebol Card, tem aprimorado o sistema de venda online.

Na final da Copa do Brasil de 2015 contra o Santos, por exemplo, o clube chegou a comercializar 100% dos ingressos pela internet. Já na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no último dia 12 de junho, quando registrou o recorde de público desde a reinauguração de seu estádio (39.935), 84% das entradas foram adquiridas de forma online pelos torcedores.

Por último, outra importante estatística é a média de sócios Avanti presentes em jogos do Palmeiras: 65%.

Se a agremiação palestrina tem conseguido fazer de seu estádio um aliado técnico e financeiro, Flamengo, Fluminense e Botafogo seguem na contramão do Palmeiras. Sem contar com Maracanã e Engenhão, em reforma para abrigar os Jogos Olímpicos de 2016, o trio pena para levar seus torcedores ao estádio.

Dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo tem média de 19.336 torcedores por jogo neste Campeonato Brasileiro. Apesar de ter o maior público da competição, com 54.665 espectadores presentes no Mané Garrincha, contra o Palmeiras, em 5 de junho, o clube rubro-negro registrou médias baixíssimas nas três partidas que mandou no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda: 4.927.

A cidade do Vale do Paraíba do Rio de Janeiro, aliás, abrigou também jogos de Fluminense e Botafogo. Lá, o time tricolor e a equipe alvinegra atuaram em três oportunidades cada, conseguindo média de 2.550 e 1.915, respectivamente.

No geral, o Fluminense, que disputou partidas como mandante em cinco oportunidades, tem média de 6.704 torcedores, com embates ainda no Mané Garrincha (Brasília) e Kléber Andrade (Cariacica, Espírito Santo).

Já o Botafogo, com seis jogos em casa, registra média de 3.330 espectadores, contabilizando também duas partidas no Municipal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e uma no Mané Garrincha.

Fonte: ESPN.com.br