Helton Leite tem sido o melhor goleiro do Campeonato Português. Atualmente no Boavista, ele foi eleito o destaque da posição por dois meses seguidos e ganhou destaque no país, com possibilidade de ser negociado para o Benfica. Hoje com 29 anos, o arqueiro amadureceu e cresceu muito no Botafogo.
No clube alvinegro, Helton Leite jogou de 2014 a 2018 e aprendeu diretamente com Jefferson.
– O que ele me inspirou foi pela mentalidade vencedora, competitiva, e a maneira como se relaciona com as pessoas e a organização do futebol em si, a liderança. É um craque absoluto da história do Botafogo, jogador de Copa do Mundo. Foi um momento muito importante porque deu uma base para minha carreira – afirmou Helton Leite ao site “Globoesporte.com”.
Helton é filho de João Leite, goleiro histórico do Atlético-MG. Ele pouco viu o pai jogar, mas tirou lições.
– Meu pai se aposentou em 92, eu tinha dois anos. Não vi jogar. Na quarentena, mandava vídeo atrás de vídeo. Tenho muito orgulho e me espelho muito. Temos algumas semelhanças. Sou oito centímetros mais alto, o que não é muito. Ele era muito mais rápido para executar os movimentos, arriscava bastante, saía mais do gol, fazia aquelas coisas doidas. Eu utilizo muito minha força e penso bastante o jogo. Estar no posicionamento certo. O que norteia muito minhas decisões é “como eu posso limitar o meu oponente a ter oportunidade”. Onde eu posso estar, o que posso fazer e trabalhar visualmente em campo – explicou.