Depois de encarar uma temporada para esquecer em 2012, quando disputou 17 jogos sem fazer gol, Rafael Marques deu a volta por cima. Este ano, com o gol marcado no empate em 1 a 1 com o Corinthians, sábado, no Pacaembu, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro, ele alcançou a média de 0,5 por jogo, liderando o quesito no Botafogo, seguido por Lodeiro (0,42) e Seedorf (0,39). Foi o quinto gol do camisa 20 nos últimos cinco jogos dele pelo Glorioso.
Em números absolutos, Rafael Marques também está entre os melhores. Ele chegou a sete gols na temporada em 14 jogos, empatando com Seedorf, que jogou 18 vezes, e ficando um atrás de Lodeiro, com 19 jogos. Nesta quarta-feira, terá mais uma chance de marcar, contra o Santos, em Volta Redonda, campo onde brilhou com cinco gols nos seis jogos disputados este ano.
– Creio muito em Deus e acredito que, tudo que passei e estou passando hoje, Deus faz parte disso. Em Volta Redonda, mesmo não sendo nossa casa, estamos indo muito bem, conseguindo as vitórias e os gols estão saindo. Tinha o problema do gramado, mas agora está bom. Lá, a gente tem que se sentir em casa – afirmou Rafael Marques.

Com seu primeiro gol marcado no Campeonato Brasileiro, Rafael Marques ganhou ainda mais confiança para a sequência da competição. Este ano, desde que voltou ao time no empate em 2 a 2 com o Boavista, ele disputou 14 jogos, nos quais o Botafogo conseguiu 11 vitórias e três empates.
– Confiança é tudo em qualquer função. Estou bem, com o apoio dos torcedores e dos companheiros. Isso com eu possa jogar como sempre joguei. Não só fazendo gols, mas criando jogadas pela lateral, dando passes, foi isso que falei quando cheguei. Agora, estou mais à vontade – explicou Rafael Marques.
A SEQUÊNCIA DE RAFAEL MARQUES NAS ÚLTIMAS CINCO PARTIDAS DO ATLETA (UM GOL POR JOGO) | ||
---|---|---|
Data | Jogo / Competição | Estádio |
24/04 | Botafogo 2 x 0 Sobradinho (Copa do Brasil) | Raulino de Oliveira (Volta Redonda) |
27/04 | Botafogo 5 x 0 Resende (Carioca) | Raulino de Oliveira (Volta Redonda) |
05/05 | Botafogo 1 x 0 Fluminense (Carioca) | Raulino de Oliveira (Volta Redonda) |
22/05 | Botafogo 3 x 0 CRB (Copa do Brasil) | Raulino de Oliveira (Volta Redonda) |
25/05 | Corinthians 1 x 1 Botafogo (Brasileirão) | Pacaembu (São Paulo) |
No último jogo realizado em Volta Redonda, na vitória por 3 a 0 sobre o CRB, pela Copa do Brasil, Rafael Marques ainda precisou ouvir alguns protestos. Ao marcar o terceiro gol, chegou a ameaçar um protesto, com a mão no ouvido, mas desistiu e fez sua comemoração habitual. Com o jogo quarta-feira na cidade, acredita em apoio incondicional desta vez.
– Para mim, isso ficou no passado. Tenho que pegar os pontos positivos e guardar para mim o que ficou de errado para se acontecer novamente eu estar preparado – afirmou o atacante.