O Botafogo lutou bravamente e até pressionou o Grêmio na arena gaúcha e, diante de um estádio lotado com 50 mil tricolores, acabou derrotado por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, dando adeus à Libertadores nas quartas de final. A equipe alvinegra também havia sido eliminada nas semifinais da Copa do Brasil, no mata-mata com o grande rival, o Flamengo. Mas, apesar da frustração de perder a chance de dar a volta olímpica na temporada 2017 nas duas competições – no Brasileiro o maior objetivo será terminar no G-6 -, o trabaho do treinador Jair Ventura à frente de um elenco sem astros tem sido exaltado por torcedores e jornalistas.

O comentarista Carlos Cereto, do SporTV, revelou ter dificuldade de apontar o melhor técnico da temporada, e citou como destaques Fábio Carille, do Corinthians, Renato Gaúcho, do Grêmio, e Jair Ventura, que na sua opinião foi quem tirou mais “leite de pedra”. Para Cereto, o Botafogo chegou mais longe do que poderia chegar com o modesto elenco e considera, com isso, que Jair fez a diferença. Sérgio Xavier Filho foi mais além ao elogiar o treinador alvinegro.

– Eu acho o Jair talvez o treinador mais valioso do futebol brasileiro hoje. Valioso é: quando acabar a temporada, quem quer contratar quem? Eu acho que muita gente vai bater na porta do Jair. Se eu sou clube grande, tenho um elenco interessante, por que não o Jair? Lidou com menino, lidou com cara mais experiente, lidou com problema de estrelas, porque o Camilo e o Montillo, em um dado momento da temporada, eram as estrelas. Isso clube grande. Se eu sou um clube médio, eu olho o Jair… “É isso o que eu quero, eu quero esse cara, esse cara com o meu elenco médio vai fazer o time ficar grande”. E foi, de certa forma, o que aconteceu com o Botafogo, que tinha um elenco médio e entrou no patamar dos elencos grandes, passou por cima dos grandes. Se eu sou time pequeno, eu olho o Jair e… “Opa, eu quero esse cara também, vai me botar no patamar médio, no mínimo…” Então eu acho que pela postura, por tudo que ele fez em um ano já, ele se valorizou demais – disse Xavier, no “Redação SporTV” desta quinta.

Fonte: SporTV.com