É bastante perceptível o fato de clubes estrangeiros estarem ganhando cada vez mais espaço entre os torcedores brasileiros. Não raro são vistas pelas ruas pessoas trajando camisas de gigantes europeus, como Barcelona, Real Madrid, Manchester United… O ESPN.com.br teve acesso a alguns dados que comprovam tal tendência, de modo que certos times do exterior deixam bem para trás, em vendas de camisas e artigos esportivos, tradicionais equipes do futebol brasileiro.

Campeão mundial mais uma vez no último domingo, o Barcelona representa um exemplo claro da situação mencionada. De acordo com dados fornecidos pela Netshoes (maior e-commerce de artigos esportivos do país), o time catalão já ocupa entre os brasileiros o 11º lugar na venda de camisas.

O clube está à frente, por exemplo, de Fluminense (o Barcelona vende o dobro), de Bahia e Santa Cruz (Barça vende o triplo), e Sport e Botafogo (camisas do atual campeão do mundo saem até 4 vezes mais).

Além disso, considerando apenas os clubes estrangeiros, o Barcelona ocupa a liderança. O time catalão vende cerca de 2,5 vezes mais do que o segundo colocado PSG.

Diante do maior rival Real Madrid, a diferença é esmagadora: em média, o Barcelona vende quatro vezes mais entre os brasileiros.

Comandantes de um poderoso setor ofensivo, ao lado do uruguaio Luis Suárez, Neymar e Lionel Messi possuem um papel decisivo para esse tremendo sucesso do Barcelona em território nacional. Juntos, o brasileiro e o argentino representam 82% das vendas de camisas personalizadas.

Em 2015, o Barcelona teve um ano de ouro. Campeão espanhol, da Copa do Rei, da Uefa Champions League e do Mundial de Clubes da Fifa, o clube encerra uma temporada perfeita. Temporada que, claro, valoriza ainda mais a marca da equipe, e as vendas por aqui comprovam isso.

Fonte: ESPN.com.br