O Museu do Futebol dará voz às memórias do futebol na exposição “Futebol de Papel”. A partir do dia 30 de novembro, às 10h, figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em cenografia de caixas de papelão. E o ídolo alvinegro Nilton Santos será homenageado com a exposição de sua carteira de trabalho e o documento de registro profissional. O vice-presidente Social e de Comunicação Carlos Thiago Cesario Alvim estará presente na abertura do evento.

O objetivo da exposição, em cartaz até abril de 2014, é mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, 5 clubes  (BOTAFOGO, Portuguesa, São Paulo e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.

São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Além desses originais, há outras coleções que foram digitalizadas e serão apresentadas em um totem multimídia. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e “causos” de atletas, clubes, campeonatos regionais, seleção brasileira e Copas do Mundo. E mais: cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de 1940.

O visitante também poderá conferir uma homenagem a João Batista dos Santos, que por mais de 20 anos foi o responsável pela confecção do “Nosso Jornal”, um manuscrito semanal, cuja primeira edição nasceu em 1962 e versava contos sobre os times e campeonatos amadores do bairro de Perdizes, em São Paulo. O acervo foi doado pelo próprio João Batista e o Museu realizou um trabalho de recuperação dos documentos, por meio de higienização e digitalização.
 
Serviço
Exposição Futebol de Papel
Endereço: Museu do Futebol
Local: Praça Charles Miller, s/n
Quando: 30 de novembro (sábado)
Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita)
Tel.: (11) 3664-3848
www.museudofutebol.org.br

Nilton Santos 2

Fonte: Site oficial do Botafogo