Abrir o placar é o primeiro passo para conquistar uma vitória. E, no Botafogo, parece ser o único caminho possível. Neste Campeonato Brasileiro, a equipe de Ricardo Gomes só saiu de campo com os três pontos quando conseguiu balançar as redes antes do adversário. Em contrapartida, mostrou-se incapaz de reagir quando o oponente foi o primeiro a marcar.

Foram sete as vezes em que o Alvinegro permitiu aos seus adversários o primeiro gol de um confronto. Em seis deles, não houve força para evitar as derrotas. Sem jogadores com perfil de liderança para comandar uma virada, só restou lamentar. E também aconteceu um empate com o Sport por 1 a 1.

Por outro lado, o Botafogo tem se mostrado muito à vontade para segurar o resultado quando tem a oportunidade de abrir o placar — fato que aconteceu cinco vezes na competição. Em quatro oportunidades, os três pontos foram para General Severiano. Só o Vitória, ao marcar nos acréscimos do segundo tempo, na sétima rodada, conseguiu impedir um triunfo alvinegro nesse contexto.

Ter tranquilidade para sair na frente é a estratégia para bater o Coritiba, amanhã. E a confiança para conseguir esse feito vem do crescimento na produtividade dos atacantes nas últimas rodadas.

— Estávamos nos cobrando muito para melhorar o aproveitamento. Agora, precisamos manter. É bom sair na frente, porque ajuda o pessoal da defesa — disse o atacante Neilton.

Fonte: Extra Online