Apesar de estar fora da Libertadores de 2018, o Botafogo ainda colhe frutos da boa campanha no torneio deste ano. Eliminado nas quartas de final, pelo Grêmio, campeão do torneio, o Alvinegro será o clube, dentre os 50 primeiros, que mais cresceu posições no ranking da Conmebol, que será divulgado amanhã ou quarta. Apenas 79° em 2016, o Bota ficará em 42° ou 43° na nova classificação, subindo quase 40 posições.

E o ranking deve trazer muitas mudanças este ano, inclusive na liderança. Aproveitando que o rival, Boca Juniors, da Argentina, não se classificou para a Libertadores de 2017, o River Plate fez boa campanha e assumiu a liderança. Entre os brasileiros, o Grêmio cresceu nove posições e agora é o melhor brasileiro, em 3°. O São Paulo, antes o melhor do país, agora é 8°, atrás também do Atlético-MG.

O Botafogo, antes 13°, passa a ser o 11° melhor time brasileiro no ranking. E ultrapassa o Vasco (54°), que joga o torneio este ano. O Flamengo sobe duas posições e deve aparecer como 35°, e o Fluminense cai 12 posições e será o 38°. Fla e Flu são, respectivamente, o 9° e o 10° entre os brasileiros.

No top 50, depois do Botafogo, cresceram mais o Jorge Willsterman, da Bolívia (eliminado nas quartas) e o Godoy Cruz, da Argentina, eliminado nas oitavas, que subiram 31 posições. Crescimento maior que o do Alvinegro só de equipes muito mal ranqueadas (atrás da 70° posição), ou sem pontos até este ano, que conseguiram crescer com campanhas ruins, eliminadas na primeira fase do torneio, com pontuações mínimas, casos da Chapecoense, Melgar-PER e Deportivo Iquique-CHI.

O Botafogo, no entanto, não poderá usar as vantagens do ranking este ano. Ele serve, principalmente, para o sorteio da Libertadores, e o clube perdeu a vaga na última rodada do Brasileiro. A pontuação adquirida no torneio de 2017, no entanto, valerá até 2027, e ajudará o clube a ter grupos mais tranquilos se se classificar para o torneio até lá. Na Copa Sul-Americana, torneio em que o Botafogo está classificado, o ranking não vale para o sorteio, sendo os potes definidos por região.

A definição dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana de 2018 acontece na quarta, dia 20, em Assunção, no Paraguai, a partir das 21h.

Fonte: Extra Online