A CBF anunciou na noite desta quinta-feira um novo horário para as partidas do Brasileiro durante evento de lançamento do campeonato, no hotel Sheraton, em São Paulo. A partir desta temporada, ocorrerão jogos às 20h (de Brasília) das segundas-feiras. Assim, as rodadas não terminarão mais aos domingos.

A novidade vale a partir da 12ª rodada.

“Desdobramos 11 rodadas. Então, na 12ª a gente espera ter o jogo às 20h”, afirmou Manoel Flores, diretor de competições da CBF.

“Como é feito com os horários das 11h, a gente procura equilibrar. O horário das 11h temos que ter um cuidado a mais pela condição climática. 20h é um horário extremamente nobre, a gente espera casa cheia, mas é evidente que vai ter um período de adaptação dos clubes, dos torcedores e também da mídia. Confiamos que será um produto de sucesso desde o início”, prosseguiu.

“A gente tem esse projeto há algum tempo e trabalhamos desde sempre em aumentar a oferta de horários, entendendo que isso é importante não só para o mercado interno, mas também em possível venda para o exterior. Queremos agregar valor ao campeonato da Série A”, completou.

Com a decisão, a competição terá jogos em três horários diferentes aos sábados, três aos domingo e será finalizada agora às segundas-feiras.

A entidade citou como inspiração para a ideia os esportes americanos, principalmente a NFL, que consagrou o Monday Night Football (Football da segunda à noite) como principal jogo da rodada há mais de três décadas.

O presidente Modesto Roma Jr., do Santos, foi um dos que aprovou o novo horário.

“É melhor do que as 22h”, disse.

Essa é a primeira desde 2002 que a CBF realiza evento para lançamento do Brasileiro.

Também ficou definido que o duelo entre Corinthians e Grêmio, marcado para as 16h (de Brasília) do domingo, dia 15 de maio, na Arena Corinthians, sediará a abertura oficial do torneio, com shows e outras atrações.

Anteriormente, a CBF havia definido a tabela detalhada das 11 primeiras rodadas do Brasileiro apenas com os jogos às 16h de sábado como novidade. De acordo com representantes da organização, até esta sexta-feira será liberada a nova tabela, conforme pede o Estatuto do Torcedor.

“Novo horário anunciado na Festa de Lançamento do #Brasileirão. Agora teremos jogos nas segundas, às 20h. A rodada não termina no Domingo!”, postou a confederação através de sua conta no Twitter, momentos após o anúncio verbal. Segundo as palavras do apresentador, nem mesmo as agremiações tinham acontecimento da mudança.

Presente ao evento, assim como diversos outros nomes do futebol brasileiro (Falcão, Edilson, Paulo Nunes, Léo, entre outros), o meia Ronaldinho Gaúcho, campeão mundial em 2002, não quis dar palpites sobre o futuro.

“Tenho amigos em todos os clubes, e a torcida é sempre por eles”, afirmou o jogador, esquivando-se das questões.

Fonte: ESPN.com.br