Na briga por uma vaga na Libertadores de 2018, o Botafogo perdeu pontos importantes nos acréscimos neste Campeonato Brasileiro. Há duas semanas,​ ​o Esporte Interativo fez um levantamento e apontou que o clube carioca foi derrotado cinco vezes com gols na reta final, contra Santos, São Paulo, Palmeiras, Ponte Preta e Vitória. Entretanto, o cenário mudou em sete dias e a equipe alvinegra sentiu o gosto inverso, o de marcar próximo ao apito final.

 

Contra a Chapecoense, no dia 11 de outubro, o Botafogo empatava até os 50 minutos do segundo tempo, quando Vinícius Tanque aproveitou cruzamento de Rodrigo Pimpão e decretou a 12ª vitória do time no Brasileirão. Nesta quarta-feira (18), diante do Avaí, a equipe carioca voltou a pontuar no lance derradeiro. Outra vez no minuto 50, o Alvinegro foi à rede e conseguiu um resultado melhor. Na Ressacada, o autor do tento foi o meio-campista Marcos Vinícius, determinando o 1 a 1.

 

Com os quatro pontos somados nas últimas três rodadas – o Botafogo perdeu para o Vasco neste intervalo – graças aos gols no fim, o Alvinegro se manteve na sexta colocação com 44 pontos. A distância para o Cruzeiro, que fecha o G-5, é de três pontos.

 

De acordo com os números do Footstats, o Botafogo chegou ao quinto gol marcado neste Campeonato Brasileiro nos 15 minutos finais. Por outro lado, o time alvinegro já foi vazado 11 vezes na reta final, sendo superado apenas por Fluminense e Coritiba, com 12 e 13 tentos sofridos, respectivamente.

Fonte: Esporte Interativo