Com a base do elenco sub-20, alguns jogadores do elenco profissional e sob comando do técnico Eduardo Barroca, o Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes neste domingo (22), contra o Atlético-MG, às 20h (de Brasília), no estádio Los Larios, em Xerém. O duelo entre alvinegros e toda a competição terão transmissão exclusiva dos canais Esporte Interativo.

O campeonato era um desejo antigo dos clubes e surge como oportunidade para as equipes darem mais minutos aos atletas que batem a idade nos juniores e não conseguem espaço no elenco profissional. O Brasileirão de Aspirantes passa a ser mais um degrau de preparação para os atletas chegarem prontos a serem utilizados e uma oportunidade de se apresentarem melhor aos torcedores. No caso do Botafogo, cinco nomes merecem atenção especial, conforme a lista feita pelo Esporte Interativo:

 

No Botafogo desde o juvenil, Fernando tem 19 anos e já foi promovido ao elenco profissional. Neste Campeonato Brasileiro, o lateral direito ficou como opção no banco de reservas algumas vezes. Na base, o atleta tem títulos da OPG, do Carioca e do Brasileiro e é visto com bons olhos pelo técnico Jair Ventura . Em 2018, deve ter novas oportunidades no time principal.

 

Outro nome forte e que merece atenção é o do lateral esquerdo Victor Lindenberg. Aos 19 anos, este também já pintou em algumas relações do elenco profissional e fez a estreia na derrota de 4 a 3 para o São Paulo, no Nilton Santos, no dia 29 de julho. O capitão da equipe alvinegra no Brasileirão de Aspirantes também vive a expectativa de ser promovido de vez em 2018, já que irá estourar a idade nos juniores.

 

A principal promessa é Bochecha. Ele também é o mais conhecido do torcedor alvinegro. O volante foi promovido ao elenco profissional nesta temporada, mas rompeu o ligamento cruzado do joelho direito na sua estreia no time de cima, em 4 de fevereiro, contra o Macaé, pelo Campeonato Carioca, e não conseguiu sequência. A competição será um recomeço para a joia do Botafogo.

 

Outro que merece os olhares da torcida do Botafogo é o meio-campista Wenderson. Este também já apareceu em algumas relações do elenco profissional, mas ainda não se consolidou no time de cima. A exemplo dos outros três destaques, o garoto também está na lista dos atletas que devem ser aproveitados em 2018 no profissional.

 

Por fim, a opção de ataque que o técnico Jair Ventura procura pode estar neste grupo que disputará o Brasileirão de Aspirantes. O atacante Ezequiel, apesar de ter mais um ano de sub-20, já surgiu em algumas partidas do elenco profissional e deve aparecer mais vezes em 2018.

 

A divisão de base é vista como uma alternativa para o Botafogo no próximo ano. Com dificuldade financeira, a diretoria se prepara para um 2018 cauteloso e com as principais apostas nos atletas criados em casa, o que já vem acontecendo. No atual elenco, o Alvinegro conta com Saulo, Marcelo, Emerson, Igor Rabello, Fernandes, Matheus Fernandes, Leandrinho e Vinícius Tanque, todos feitos no clube.

Fonte: Esporte Interativo