Oswaldo retribui elogio de Zagallo: ‘Treinador dos treinadores’

Compartilhe:

Durante a inauguração da sua estátua no Setor Oeste do Engenhão, nesta terça-feira, Zagallo fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido por Oswaldo de Oliveira à frente do time do Botafogo. Mais tarde, em entrevista coletiva concedida na sala de imprensa do estádio, ao saber das palavras proferidas pelo Velho Lobo a seu respeito, o técnico alvinegro mostrou-se emocionado e retribuiu.

– Se tem algo que mexe comigo é isso. Zagallo é o treinador dos treinadores. Tirando toda a capacidade de Pelé em ser decisivo, ele (Zagallo) merecia o título de Mister Futebol pelo que fez como técnico e jogador, e pela garra e exuberância que sempre exibiu – destacou Oswaldo.

Na opinião de Zagallo, Oswaldo, além da capacidade de treinar a equipe campeã estadual – e que agora lidera o Brasileirão -, teve muita sabedoria para lidar com as críticas da torcida, respaldado pela direção do clube. Por sua vez, o técnico do Botafogo trabalha para que a autoestima alvinegra volte ao que era nos tempos de Zagallo. Para isso, tenta transmitir aos seus jogadores a história grandiosa do Glorioso, sem esquecer as responsabilidades do presente.

– O passado e o presente, de repente, confundem-se em lembranças boas e expectativas muito saudáveis. Quando cheguei ao clube, dei para todos os jogadores um exemplar do livro do Ruy Castro sobre o Garrincha. Queria que vissem o passado gloriosíssimo, mas também a realidade que o futebol nos apresenta. É importante saber o lado bom de um, sem esquecer o peso do outro – disse o treinador.

Aos jornalistas, Oswaldo contou que esteve presente a última partida de Zagallo como jogador de futebol, lembrando-se até do número 16 que o ponta do Botafogo trazia às costas, em 1965.

– O Zagallo foi um jogador que simbolizou e sintetizou a cultura tática e o brilhantismo técnico do futebol brasileiro – afirmou Oswaldo de Oliveira.

Fonte: Lancenet!

Comentários