No primeiro jogo em casa veio a primeira vitória de Marcos Paquetá como técnico do Botafogo. Após o triunfo sobre a Chapecoense por 1 a 0, o treinador concedeu entrevista coletiva, valorizou o resultado, mas citou pontos em que o time pode melhorar.

Confira os principais trechos:

VITÓRIA

– Resultado positivo sempre é importante para resgatar valores, impulsionar a equipe. Precisávamos. Ninguém comemorou muito, todos estão conscientes. Não fizemos o jogo que queríamos, poderia ser melhor, houve nervosismo de querer vencer o jogo.

O QUE MELHORAR

– Já vimos o jogo do Internacional, é ter calma. Às vezes resultado positivo mascara. Jogamos bem os outros jogos. Depois do gol, havia a necessidade de ter mais tranquilidade, mas administramos. Mesmo com pouca posse de bola, fizemos o gol, finalizamos mais, acertamos o gol, retomamos bolas. Algumas coisas evoluíram.

RODRIGO PIMPÃO E RODRIGO LINDOSO SUSPENSOS

– Dois desfalques já estávamos projetando, assim como outros. Há jogadores preparados para entrar. Também tem desgaste grande do Matheus, três jogos com intensidade alta. Vamos ver como suprir as ausências.

GILSON IMPROVISADO

– Ideal nunca é, sempre corrigindo, maneira de trabalhar intensa. Estou tendo que me adaptar ao elenco e forma de jogar, acrescentar o que já tinha de bom. Gilson já jogou nessa função, com Jair, conversei com ele para ter confiança para exercer a função. Conseguimos anular situação ofensiva deles, com Eduardo. E também utilizar espaço que deixaram no campo. Se ele usasse melhor o espaço entre, não é a característica dele… Mas foi bem. Fez um bom jogo.

DIFICULDADE

– A grande dificuldade foi com erros de passes, triangulações apareceram, mas não encaixaram. Gosto de trabalhar com time dinâmico, de movimentação. Estamos trabalhando para em breve encaixar, ter mais triangulações por dentro. Anulamos as laterais, tem jogadores altos e rápidos, conseguimos conter, tiveram poucas opções. Não era um cruzamento, jogada preparada, a bola chegava na área.

SAULO

– Quanto ao Saulo ficamos tranquilos, fez estreia no Maracanã, hoje foi muito bem. Importante goleiro começar com dois jogos sem levar gol.

MARCINHO OU LUIS RICARDO?

– Aqui não tem donos de posição. Jogador que estiver com a melhor qualidade vai jogar. Luis é experiente, mas sempre joga com intensidade alta, tem que ver a recuperação dele, parabenizando fisiologia e toda a nossa comissão. Marcinho vem de doença grave, jogador inteligente, tático, vai crescer mais. Tem coisas a evoluir, mas tem se dedicado bastante. No gol caiu por dentro, como treinamos. Isso dá confiança para o atleta. Aos poucos vamos colocando a dinâmica.

GOL DE MARCINHO

– Importante para ele. A crítica faz jogador crescer, não se pode levar pelo lado negativo. Trabalhar no que pode melhorar. É dedicado, jovem promissor, dois anos no profissional. Já vi muitos atletas subirem, serem descartados e depois se destacarem. Tem vários clubes querendo ele. É um jogador que tem qualidade e vai melhorar.

– Marcio tem potencial do meio para a frente, capacidade de infiltração, finaliza com as duas pernas, tem força e velocidade. Imaginei ele jogando nessa posição (meia), não tendo que correr 100 metros, só uns 50. Temos uns problemas no lado direito, que podem ser solucionados dessa forma.

CRÍTICAS

– Estou fazendo trabalho mental com os jogadores aos poucos. Crítica tem que ser bem absorvida e bem entendida. Normal torcedor se irritar e xingar, mas vai aplaudir na hora certa. Torcedor tem que entender que temos dificuldades, apoiar e vir aqui. Tem que vir, não adianta ficar de casa criticando. Torcedor do Botafogo cobra muito, estou acostumado, tem que existir, jogador tem que estar pronto para isso. Ter paciência e focar no trabalho. Torcedor tem que vir apoiar o tempo todo, independentemente da situação, pode criticar, mas empurrando o time para frente. Pedimos que apoiem e lutem, porque trabalhamos muito em prol dos resultados.

QUEM VOLTA

– Esperávamos retorno do Brenner, jogador mais técnico, faz gol. Mas toda vez que retorna sente alguma coisa. Já vimos amistosos, gostei bastante, mas depende do retorno dele. Marcos Vinicius também vai dar outro potencial, jogador de chegada, grande, finaliza. Estamos aguardando a liberação deles do departamento médico.

Fonte: Site oficial do Botafogo