“Gostaria de agradecer a toda Nação Cruzeirense por todo o carinho que tiveram comigo durante esse período em que aqui estive. Tenham a certeza de que não se trata de um “adeus” e sim um “até breve”, com a promessa de que voltarei ainda melhor para dar muitas alegrias a todos vocês”.

Essas foram as palavras de Neilton quando soube que seria emprestado ao Botafogo no início de 2015. Parece que esse “até breve” chegou, e o atacante vai retornar ao clube mineiro. Depois de 72 jogos e 18 gols marcados com a camisa alvinegra, o camisa 7 está de volta à Toca da Raposa após dois anos longe de Belo Horizonte.

Em 2015, Neilton não teve um ano brilhante, mas pôde ajudar o Botafogo a retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. Ao término da temporada, a diretoria alvinegra chegou a emitir nota oficial dizendo que, por motivos financeiros, não iria conseguir manter o atleta em General Severiano. Confira abaixo o comunicado na íntegra:

O Botafogo de Futebol e Regatas agradece ao atleta Neilton pelos serviços prestados na vitoriosa temporada de 2015. O atacante foi de suma importância este ano e ajudou o Glorioso a retornar à elite do futebol brasileiro. Ao todo, foram 18 jogos e 6 gols.

Por questões financeiras, devido ao orçamento do Botafogo para 2016, não será possível a renovação do contrato de empréstimo do atleta, que tem seus direitos federativos ligados ao Cruzeiro.

O Botafogo deseja boa sorte em seus futuros desafios a Neilton, que honrou a camisa e demonstrou total profissionalismo durante sua passagem pelo clube.

Porém, a história teve uma reviravolta, e Neilton retornou ao Botafogo para disputar a temporada 2016. Neste ano, ao lado de Sassá, o atacante fez bons jogos com a camisa alvinegra, sendo um dos alicerces da equipe.

Se no Campeonato Carioca, o atacante marcou apenas um gol, no Brasileirão  é o vice-artilheiro do Alvinegro, com oito gols. Na Copa do Brasil, em seis jogos, o camisa 7 balançou a rede três vezes, em seis partidas. O Esporte Interativo fez uma retrospectiva da temporada de Neilton no Botafogo.

A gente se entende no olhar

A parceria com Sassá deu o que falar em 2016. Durante as entrevistas coletivas, ambos deixaram claro que a sintonia ia além das quatro linhas. A dupla de ataque, responsável por 20 gols do Botafogo no Campeonato Brasileiro, chegou a dizer que os se entendiam no olhar.

Neilton e Sassa. Treino do Botafogo no CEFAT. 23 de Novembro de 2016, Varzea das Mocas, Niteroi, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
Neilton e Sassa, amigos dentro e fora de campo (Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo)

Panela do bem

Mas a parceria de Neilton não ficava apenas no Sassá. Segundo Alemão e Sidão, companheiros de time, que chegaram ao Botafogo durante a temporada, o camisa 7 é um dos responsáveis pela panela do bem no Glorioso.

Sempre bem-humorado 

Durantes os treinos do Botafogo, a cena de Neilton brincando com os companheiros era comum. Em alguns momentos, por exemplo, o atacante se arriscava de goleiro para descontrair com os amigos.

Festa com a torcida

Na vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG, no dia 16 de outubro, por 3 a 2, Neilton fez a festa dos alvinegros não só na Arena Botafogo, mas também fora do estádio. No retorno para casa, o atacante fez questão de saudar a torcida, botando o corpo para o lado de fora do carro para comemorar mais um triunfo do Glorioso.

Lançando moda

Com contrato até dezembro, Neilton sempre deixou claro que gostaria de permanecer no Botafogo. Feliz e adaptado à cidade carioca, o atacante estava sempre alegre durante os treinamentos. Certo dia, o jogador apareceu depois do treinamento com um skate motorizado.

Despedida precoce

Neilton pertence ao Cruzeiro e tem vínculo com o Botafogo até o fim desta temporada. Como está suspenso na última rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante foi liberado pela diretoria alvinegra e recebeu férias antecipadas. Segundo o empresário do atleta, Hamilton Bernard, outro empréstimo está descartado pela Raposa. Para que o camisa 7 permaneça, vai ser preciso um investimento de 6 milhões de euros.

Neilton vive boa fase no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)
Neilton viveu, nesta temporada, a melhor fase da carreira (Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo)
Fonte: Esporte Interativo