A vitória do Botafogo por 4 a 0 diante do Sol de América foi acachapante, de boa atuação coletiva e conclusão ao gol afiada. Mas vale destacar uma jogada que não balançou as redes paraguaias, mas que traduz toda uma filosofia de trabalho aplicada desde a base e cada vez mais forte no trabalho de Eduardo Barroca. Já no fim da segunda etapa, o Alvinegro trocou 23 passes em dois minutos e utilizou de todos os jogadores de linha até o cruzamento de Igor Cássio para a cabeçada de Lucas Barros, que parou na defesa do goleiro.

Lucas Barros, jovem lateral da base alvinegra, entrou na partida no lugar de Luiz Fernando e se mostrou adaptado aos companheiros. Da mesma maneira aconteceu com Igor Cássio, que ocupou a vaga de Diego Souza e tabelou com João Paulo antes do cruzamento na medida. Ambos da base, saíram do banco e participaram da jogada com desenvoltura e bom entrosamento. Fruto dos treinamentos e também de uma filosofia de trabalho aplicada nas categorias de formação.

– Foi uma bonita jogada coletiva, que mostrou um pouco do que a gente trabalha diariamente com o Barroca e também o que aprendemos na base. Essa é uma ideia de jogo que nós que somos jovens usamos desde as categorias menores e facilita quando temos a oportunidade de atuar pela equipe de cima. Infelizmente, o goleiro deles conseguiu fazer uma grande defesa e evitou o meu primeiro gol pelo profissional, mas o importante é que conquistamos a classificação para a próxima fase.

Utilizado por Barroca no decorrer dos jogos, Igor Cássio destacou a busca maior agressividade da equipe no aspecto ofensivo, algo que vem sendo trabalhado no dia a dia com intensidade.

– Esse tipo de lance é o que o professor Barroca cobra muito de todos. Foi completa, com movimentação e troca de passes, por muito pouco não saiu um bonito gol. É legal demais ver que estamos conseguindo colocar em prática o que tanto trabalhamos nos treinos e saber que estamos evoluindo na hora da conclusão das jogadas. Temos quer continuar focados em crescer para alcançar os nossos objetivos.

O Botafogo volta a campo no domingo, às 11h, diante do Vasco, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. o Glorioso ocupa a 11ª posição com 9 pontos somados.

Fonte: Site oficial do Botafogo (texto) e Instagram do Mauro Cezar Pereira (vídeo)