No Maracanã, Fluminense e Sport abrem, a partir das 17h (de Brasília) deste sábado, a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, que, dependendo de uma combinação de resultados, poderá definir tanto os sete classificados à Libertadores, como também os quatro rebaixados à Série B.

Na 18ª colocação, com 39 pontos, a própria equipe pernambucana é uma das que podem se ver sem mais chances de escapatória. Para evitarem a tragédia, não poderão ser derrotados pelos cariocas.

Vitória e Coritiba, aliás, poderão derrubar também Ponte Preta e Avaí, que pegam o mesmo “Leão” e Atlético-PR, respectivamente, com ambos os jogos no domingo.

O “Coxa”, inclusive, depende apenas de um triunfo para se segurar na elite por mais um ano.

Em suma, para que o Z-4 seja definido no domingo, o Vitória deverá conquistar os três pontos sobre a Ponte, que já cairia, Sport terá que perder do Flu e Avaí deverá empatar ou ser derrotado pelo “Furacão”.

Já na parte de cima da tabela, o G-4 só estará sacramentado caso o Santos ao menos empate com o Flamengo, na Ilha do Urubu, e o Cruzeiro seja derrotado pelo Vasco.

Já o Flamengo, para garantir-se ao menos na fase prévia do torneio, deverá bater o “Peixe” ou até mesmo empatar, caso o Atlético-MG perca para o Corinthians, e o Vasco, para o Cruzeiro.

O Botafogo, que fecha o chamado G-7, precisa vencer o Palmeiras na partida isolada de segunda-feira, fora de casa, e torcer por qualquer tropeço atleticano e vascaíno diante dos dois campeões do Brasil.

Vale lembrar, porém, que ainda há a chance de abrir-se um G-9 e outras duas equipes entrarem na Libertadores de 2018. Para isso, o Grêmio deverá ao menos segurar um empate no Argentina diante do Lanús e conquistar o principal torneio das Américas, e o Flamengo, que bateu o Junior de Barranquilla na primeira semifinal, conquistar a Copa Sul-Americana.

Fonte: ESPN.com.br