Pesquisa divulgada pela Ibope Repucom e divulgada pelo Globoesporte.com nesta segunda-feira mostrou que 41,4 milhões de pessoas (cerca de 37% dos torcedores do Brasil) torcem por mais de um clube de futebol. E o Botafogo se destaca na proporção dos que tem o clube como seu segundo time do coração.

Máscaras do FogãoNET para torcedores do FogãoNET durante a quarentena da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)

Juntando o primeiro e o segundo times destes 41,4 milhões de pessoas que torcer por mais de um clube, o Botafogo é o com maior proporção de “simpatizantes” (segunda opção de time), entre os 18 clubes com maior torcida.

Segundo a pesquisa, neste perfil de “torcedores mistos”, 55% tem o Botafogo como primeiro time e 45% o tem como segundo time. A porcentagem é similar à do Bahia, que fica logo atrás do Botafogo neste ranking (56% a 44%).

Pesquisa Ibope Repucom mostra perfil dos 'torcedores mistos' do Brasil
Pesquisa Ibope Repucom mostra perfil dos ‘torcedores mistos’ do Brasil

Em números absolutos, o Botafogo é o sétimo clube do país que conta com mais “simpatizantes”, com 1,46 milhões de torcedores, atrás de Flamengo (6 milhões), Corinthians (4,8 milhões), Palmeiras (3,4 milhões), São Paulo (3,3 milhões), Santos (2 milhões) e Vasco (1,7 milhões).

Os clubes com menos torcedores mistos são os gaúchos Internacional e Grêmio, com 86% de primeira escolha e apenas 14% de segunda escolha. Flamengo e Corinthians, donos das maiores torcidas do país, têm 81% e 82% de primeira escolha, respectivamente.

Botafogo supera o Fluminense entre torcedores ‘mistos’

Desta forma, se fica um pouco atrás do Fluminense no ranking tradicional de torcedores (1,76 milhão contra 1,86 milhão), o Botafogo supera o Tricolor se forem somadas a primeira e a segunda opções dos torcedores (3,22 milhões contra 3,16 milhões), pulando para a 11ª posição neste ranking.

A pesquisa, feita em 2017, ouviu 6 mil torcedores ao vivo e outros 2 mil torcedores online em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Fonte: Redação FogãoNET e Globoesporte.com