A discussão é eterna: qual time tem a maior torcida do Brasil? Desta vez foi o instituto Paraná Pesquisas quem se propôs a responder a essa questão e, em um levantamento que ouviu 10,5 mil pessoas espalhadas pelo país, concluiu que o Flamengo segue a frente do Corinthians nesta disputa (16,2 a 13,7%).

Mas esse levantamento comprova algo que sempre esteve nos pensamentos de todos: a vantagem flamenguista tem muito a ver coma torcida fora do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, aliás, mostra que essa é a tendência dos quatro grandes cariocas: serem muito mais ‘nacionais’ que os rivais paulistas.

Somados, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense têm 49.857.276 torcedores. É quase o triplo da população do estado do Rio de Janeiro, que tem 16.682.288 habitantes.

O Flamengo sozinho supera a população total do estado. São 33.514.019 de flamenguistas segundo a pesquisa.

Já Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos somam juntos 62.062.999. O número é consideravelmente maior que o dos cariocas, mas representa ‘apenas’ 38% a mais do que a população do estado de São Paulo, que é de 44.934.915 habitantes.

Ao contrário do Flamengo, o Corinthians, com 28.342.103 torcedores, não consegue superar o número de habitantes paulistas.

Há uma explicação bem clara para isso. Os clubes cariocas sempre foram mostrados pela TV aberta em âmbito nacional – e, entre eles, o Flamengo foi sempre quem teve mais jogos televisionados. Com isso, a abrangências dos quatro gigantes do Rio de Janeiro sempre foi muito maior que a dos de São Paulo.

É por isso, por exemplo, que Flamengo e Vasco sempre são recebidos com enorme festa quando vão jogar no Nordeste.

Algo que até acontece com os paulistas no estado do Paraná, onde tinha mais jogos televisionados.

Fonte: ESPN.com.br