O Botafogo conquistou o Campeonato Carioca de 2018 vencendo nos pênaltis o Vasco. Muito disso veio do sucesso de Gatito Fernández nas cobranças de penalidades, tendo defendido dez de 19 pênaltis cobrados contra si desde que chegou ao Glorioso.

Para a decisão contra o Vasco, o goleiro estudou ao lado de seus preparadores os cobradores do time de São Januário. Três deles (Andrés Rios, Henrique e Yago Pikachu) foram estudados atentamente pelo goleiro, que defendeu a de Henrique e quase fez o mesmo no chute de Rios.

“Realmente, esse é um fundamento que o Gatito domina bem. A gente tinha algumas informações, mas é aquela coisa, Pênalti, os jogadores cansados, é sempre uma incógnita. A gente analisou outros, tinha jogadores que não conseguimos nenhum pênalti”, disse Flávio Tênius, preparador de goleiros do Botafogo, ao Globoesporte.com

“Mas dos três que conseguimos informação, uma deu certo. A do Henrique, a gente esperava que fosse isso. O Pikachu mudou de lado e o Rios bateu do mesmo lado que a gente sabia e fez o gol. É uma situação que nunca é fácil para o goleiro, mas sempre ajuda. E deu certo mais uma vez”, completou.

Fonte: Torcedores.com e Globoesporte.com