O Botafogo fará sua estreia na Copa Libertadores de 2014 no dia 29 de janeiro, pela fase preliminar, contra o Deportivo Quito, do Equador. A partida será disputada no estádio Olímpico Atahualpa, na capital do país, a 2.850 metros de altitude.

Os efeitos da partida bem acima do nível do mar, porém, são minimizados pelo preparador de goleiros Flávio Tenius. Ele diz que o goleiro Jefferson não terá problemas com mudanças de velocidade da bola e que a adaptação será tranquila.

“Estive algumas vezes jogando em Quito e os goleiros, em geral, não têm muitos problemas com a altitude. A velocidade da bola fica um pouco mais rápida, mas nada absurdo. Acho que o problema não é tão grave. Claro que é mais um obstáculo, principalmente para os jogadores de linha, mas um obstáculo tranquilo, não é esse problema todo não”, disse o membro da comissão técnica em entrevista à rádio Brasil.

O confronto pela primeira fase definirá quem ingressa no grupo 2, que já conta com Unión Española, do Chile, Independiente Jose Terán, também do Equador, e San Lorenzo, da Argentina. A partida ainda não tem local marcado, mas deverá ser realizada no Maracanã.

Tenius também fez uma análise da temporada de Jefferson. Ele diz acreditar que o goleiro estará na lista do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014, e vê chances do goleiro alvinegro em ser titular da seleção brasileira.

“Foi um ano muito feliz para o Jefferson, para todos do Botafogo. Ele conseguiu manter a regularidade, ajudando demais a equipe em seus objetivos. Conseguimos o título estadual e a vaga à Libertadores. Cada vez mais o Jefferson vem se firmando tanto no clube quanto na seleção”.

O Botafogo se reapresenta no dia 6 de janeiro, no campo anexo do estádio Engenhão. Ainda não há definição sobre o local da pré-temporada, mas a cidade de Saquarema surge como favorita. As primeiras rodadas do Campeonato Carioca serão disputadas por um time alternativo, para que os principais jogadores do elenco se concentrem no desafio pela pré-Libertadores.

Fonte: UOL e Rádio Brasil