Há uma semana no comando do Botafogo, o técnico Eduardo Barroca vem dando sinais da maneira como pretende trabalhar o time de olho na sequência da temporada. Tem alguns aspectos que saltam aos olhos de quem tem acompanhado os treinos no Estádio Nilton Santos. O novo treinador tem priorizado a posse de bola e a marcação no campo do adversário, dificultando a saída do mesmo para o ataque.

Barroca tem um estilo próximo ao de Josep Guardiola, atualmente no Manchester City, priorizando sempre a troca de passes, mesmo quando pressionado, para encontrar espaços na defesa do oponente.

“O Barroca sabe que o Botafogo tem condições de ser protagonista na maior parte dos jogos, pressionando o rival e buscando ter a posse de bola. Com a bola podemos criar espaços e construir as vitórias. O trabalho está sendo bem assimilado e a nossa expectativa é começar bem o Campeonato Brasileiro. A gente precisa fazer uma boa campanha para dar uma resposta ao torcedor, que está insatisfeito com o rendimento”, disse o zagueiro Gabriel.

O Botafogo, sob o comando do técnico Zé Ricardo, foi eliminado no Campeonato Carioca ainda nas fases preliminares, sem sequer chegar às semifinais. Na Copa do Brasil caiu para o Juventude na terceira fase, com uma derrota por 2 a 1 no interior do Rio Grande do Sul, após empate por 1 a 1 no Rio de Janeiro. O time, porém, está na segunda fase da Copa Sul-Americana e aposta as fichas em uma boa campanha no Brasileirão.

A estreia no Campeonato Brasileiro será neste sábado, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo no Morumbi, em São Paulo (SP). Para este jogo Barroca não tem o atacante Diego Souza, que não pode jogar por uma cláusula contratual. Como Kieza foi negociado com o Fortaleza, Erik vai jogar centralizado no comando do ataque. O zagueiro Joel Carli, recuperado de uma artroscopia no joelho direito, reaparece na vaga de Marcelo Benevenuto, formando dupla de zaga com Gabriel. As novidades em relação ao time de Zé Ricardo são Wenderson e Gustavo Bochecha no meio de campo. Ambos são revelados nas categorias de base do clube, onde trabalharam com Barroca. Nesta sexta-feira o elenco treina pela manhã e depois a delegação embarca para a capital paulista.

Fonte: Gazeta Esportiva