Um herói pouco provável saiu do banco de reservas para dar ao Botafogo a vitória de 1 a 0 sobre o Bragantino e a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante Vinícius Tanque, revelado nas categorias de base do clube, substituiu o chileno Gustavo Canales no segundo tempo e em seu primeiro toque na bola a colocou no fundo da rede do goleiro Felipe, marcando o único tento do jogo. Pouco tempo depois, um toque de calcanhar colocou Juan Salgueiro de frente para o arqueiro, mas o uruguaio não conseguiu definir o lance de maneira correta.

A atuação de Vinícius Tanque, de apenas 21 anos, o torna uma opção para o técnico Ricardo Gomes para a sequência da temporada. Um recomeço para um atleta que chegou a pensar em encerrar a carreira.

Revelado nas categorias de base, Tanque sempre teve bons números pelo Botafogo nos juniores, porém, faltava se firmar nos profissionais. Foi utilizado em algumas partidas na Série B do ano passado, mas sempre entrando no segundo tempo. Em janeiro, sem espaço, pensou em deixar o futebol, mas acabou emprestado ao Volta Redonda para a disputa do Campeonato Carioca, retornando ao Glorioso logo depois.

“Muitas vezes se perde um jogador da base quando ele está no elenco e não é utilizado. Daí a opção de emprestá-lo ao Volta Redonda, para que ele tivesse sequência. Já o utilizei alguns minutos contra o Coritiba e ele entrou muito bem diante do Bragantino. Com certeza é uma opção para nós”, disse Ricardo Gomes.

O jogador projeta dias melhores: “A minha vida no Botafogo nunca foi fácil, porém, sempre coloquei Deus na frente das coisas. Agora é trabalhar por novas oportunidades”, disse.

Tanque vai ter concorrentes de peso. Além de Canales, contratado com status de titular absoluto, o elenco conta com Sassá, outra cria da base e artilheiro do time na temporada, e Luis Henrique, que também foi criado no clube. Para o ataque, porém não como centroavante de ofício, o Glorioso conta ainda com Neilton, Rodrigo Pimpão, Anderson Aquino, Geovani Maranhão e Juan Salgueiro.

Dentro de campo o elenco volta a treinar nesta sexta-feira pela manhã, quando Ricardo Gomes começa a projetar o duelo contra o Palmeiras, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no próximo domingo, às 18h30(de Brasília), na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Terra