Psicologia ajuda Botafogo a superar obstáculos da temporada

Compartilhe:

Após a vitória do Botafogo diante do Criciúma, na última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico alvinegro Oswaldo de Oliveira fez questão de elogiar os demais integrantes da comissão técnica durante a coletiva de imprensa. Um deles é o psicólogo Eduardo Cillo, que tem ajudado o elenco a superar os inúmeros problemas ao longo da temporada, como a perda do Engenhão, salários atrasados e perda de jogadores.

– Dá orgulho de poder trabalhar com eles exatamente por perceber como têm transformado dificuldades e obstáculos em alimento para uma união ainda mais forte – afirmou Eduardo Cillo, em entrevista ao “SporTV News”.

O apoio psicológico é ainda mais importante com a grande quantidade de jovens jogadores no time alvinegro. O meia Octávio, o zagueiro Dória e o volante Gabriel são alguns exemplos que demonstraram não sentir a pressão pela responsabilidade de jogar em um grande clube. Em muitos casos, a preparação começa cedo.

– O trabalho é feito na base, preparando para a transição ao profissional, que inclui, por exemplo, viagens internacionais. Quando isso acontece, o jogador já se acostuma com um nível de expectativa e pressão, que é muito próximo daquilo que ele vai encontrar na realidade de um time principal em um clube profissional.

Comissão técnica do Botafogo (Foto: Reprodução / SporTV)
Oswaldo de Oliveira exalta importância da comissão técnica no trabalho (Foto: Reprodução / SporTV)

O atacante Rafael Marques, um dos principais jogadores do elenco em 2013, elogia o treinador alvinegro ao lançar os jovens atletas do Botafogo.

– O Oswaldo bancou isso, sempre vem apoiando os garotos que vêm entrando, e não é fácil – ressalta.

O volante Marcelo Mattos, titular da equipe, também não esquece da comissão técnica que dá o suporte para que o elenco se mantenha em alto nível, seja quem for o escolhido para ir a campo.

– Vários profissionais estão aí trabalhando por fora e ninguém vê isso – afirma o experiente jogador.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Corinthians. O jogo será às 21h, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 36 pontos, o Alvinegro é o vice-líder, quatro pontos atrás do Cruzeiro.



Fonte: Sportv.com
Comentários