Presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro jamais escondeu ser um fã de futebol. Não é novidade no histórico do capitão reformado, mas foi um lado que começou a ganhar mais notoriedade pública antes mesmo de sua eleição, em 2018.
Jair Bolsonaro sequer havia sido oficializado como candidato às eleições presidenciais daquele ano, e já aparecia constantemente em estádios, especialmente o Maracanã, trajando a camisa dos mais diversos times brasileiros.
No Rio de Janeiro, tirou fotos vestindo as camisas de Fluminense, Botafogo, Vasco e Flamengo. Quando passou a ganhar mais força na corrida presidencial, o número de camisas aumentou e seguiu desta forma mesmo depois de sua eleição, em 2018.
Presidente Bolsonaro com a camisa do Flamengo.
Ultimamente, também foi visto com as camisas de Vasco, Fluminense e América.
Só sei que ele deixou de gostar do Botafogo… pic.twitter.com/pCdN6x9bQJ
— Sidney Andreato (@Sidney_Andreato) June 13, 2019
8. Bolsonaro usando camisa do Botafogo. pic.twitter.com/HBTi2WQ2B3
— Matheus. (@ynwamath) January 3, 2020
Campeonato Brasileiro🇧🇷⚽️
Bolsonaro com a camisa do Santos na Vila, Santos e Sao Paulo empatam 1-1 pic.twitter.com/rbVYZ6kEUK— Alberto Allen (@albertoallen) November 17, 2019
2. Bolsonaro usando camisa Corinthians, maior rival do Palmeiras. pic.twitter.com/UwKj89kFSN
— Matheus. (@ynwamath) January 3, 2020
Com todo este cenário, muitos se perguntaram: afinal de contas, qual é o time de Jair Bolsonaro?
Nascido em Glicério, município do estado de São Paulo, Bolsonaro foi batizado em homenagem a Jair Rosa Pinto, grande jogador das décadas 1940 e 1950, que virou ídolo em clubes como Vasco e Palmeiras, além de ter tido passagens por Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo e outros.
Talvez por causa do nome de batismo, Jair Bolsonaro é torcedor confesso do Palmeiras, mas no Rio de Janeiro adotou o Botafogo.
Em 2018, já eleito, Bolsonaro rompeu com qualquer tipo de protocolo quando resolveu descer ao gramado do Allianz Parque para entregar as medalhas do título brasileiro conquistado pelo Palmeiras – depois, ainda teria uma imagem sua repercutindo por vestir, em casa, uma camisa falsificada do clube paulista.
Em 2019, contudo, deu uma guinada ao lado rubro-negro do país.
Além de ter aparecido diversas vezes com a camisa do Flamengo, inclusive levando o ministro Sergio Moro para uma partida do Rubro-Negro, Bolsonaro já levou uma camisa do Clube da Gávea em viagem diplomática à China e aos Emirados Árabes. Meses atrás posou ao lado dos dirigentes do clube, com quem tem boa relação, e com o técnico Jorge Jesus.