Reformulação total, esta é a ordem da nova diretoria do Botafogo depois do rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Depois de anunciar a saída de 17 jogadores nesta quarta-feira e incluindo os atletas que saíram durante o ano, dispensados ou negociados com outra equipes, o Alvinegro ficou sem os responsáveis por marcar 80% dos gols do time em 2014. Adeus, artilheiros!

Dos 63 gols feitos pelo Botafogo nesta temporada, 51 saíram dos pés ou da cabeça de jogadores que deixaram o clube, número que equivale exatamente a 80,9%. Para 2015, os dirigentes agora vão em busca de reforços e, principalmente, o ataque é o setor mais carente.

Este ano, os atacantes do elenco balançaram as redes 36 vezes, o problema é que os autores de 35 desses gols já não fazem mais parte do clube carioca. Apenas o jovem Yuri Mamute, que fez um gol, segue fazendo parte do grupo. Os outros dois homens de frente que restaram, Jobson e Murilo, passaram em branco. Artilheiro do Botafogo em 2014 com nove gols, o paraguaio Zeballos faz parte da “barca” de dispensados anunciada nesta quarta, junto com Wallyson (oito gols), o argentino Ferreyra (cinco gols) e Rogério (dois gols).

Além deles, já tinham saído durante a temporada Emerson Sheik, que fez seis gols, acabou como artilheiro botafoguense no Brasileirão e foi demitido pelo ex-presidente Maurício Assumpção, e Henrique, que marcou cinco gols, sendo quatro deles no Carioca, torneio em que foi o goleador do time, mas acabou emprestado ao Bahia.

Também fora do ataque, mesmo quem colocou a bolas nas redes este ano não teve alívio e ficou fora dos planos do Alvinegro para 2015. O meia peruano Ramírez (dois gols) e o volante argentino Bolatti (quatro gols) entraram na lista de dispensas desta quarta, o lateral Edilson (quatro gols) e o zagueiro Bolívar (dois gols) foram demitidos em outubro, o volante Renato (um gol) se transferiu para o Santos em abril e o meia Jorge Wagner (dois gols) voltou a atuar no Japão em julho.

Dos 12 gols remanescentes no Botafogo para a próxima temporada, além de um de Yuri Mamute, os outros foram marcados por Daniel (cinco), André Bahia (três) Gabriel (um), Marcelo Mattos (um) e gol contra de Léo, do Cruzeiro (um).

Veja a lista de todos os 63 gols do Botafogo em 2014:

Jogadores que deixaram o clube – 51 gols

Zeballos – 9 gols
Wallyson – 8 gols
Emerson – 6 gols
Ferreyra – 5 gols
Henrique – 5 gols
Edilson – 4 gols
Bolatti – 4 gols
Jorge Wagner – 3 gols
Ramírez – 2 gols
Bolívar – 2 gols
Rogério – 2 gols
Renato – 1 gols

Jogadores que continuam no clube – 12 gols

Daniel – 5 gols
André Bahia – 3 gols
Yuri Mamute – 1 gols
Gabriel – 1 gols
Marcelo Mattos – 1 gols
gol contra de Léo (Cruzeiro) – 1 gol

Fonte: ESPN.com.br