Uma das principais joias produzidas pelas categorias de base do Botafogo está em evidência. Matheus Nascimento, atacante titular da Seleção Brasileira sub-15 e do time sub-17 do Alvinegro, completa 16 anos, idade mínima para a assinatura de um contrato profissional, nesta terça-feira. A diretoria vive a expectativa pela assinatura do vínculo definitivo do atleta.

O atual vínculo de Matheus Nascimento com o Botafogo é um contrato de bolsa de formação, válido até dezembro de 2021. O clube fica resguardado de uma possível investida de outro time do futebol brasileiro com estes moldes, visto que uma outra equipe teria que pagar 200 vezes tudo o que o Botafogo gastou com o atacante, no clube desde os 11 anos, para tirá-lo do Alvinegro.

O Comitê Executivo de Futebol ao lado de Tiano Gomes, diretor das categorias de base, já abriram negociações com a família de Matheus para a assinatura do contrato profissional. Em outubro do ano passado, a diretoria do Botafogo mandou uma proposta com os moldes que o clube imagina para os pais, que cuidam da carreira do jogador. Desde então, os três analisam os números.

Vale ressaltar que Matheus e sua família não precisam dar uma resposta de imediato só porque o atacante completou 16 anos. O clube, como citado anteriormente, está resguardado pela bolsa de formação. Além disto, a diretoria confia na boa relação com os pais do atleta e, acima de tudo, no amor que o atacante possui com o clube de General Severiano.

A diretoria do Botafogo, por isto, adota uma postura de não pressionar a família e dar o tempo que eles precisam para analisar os números e, se for o caso, apresentar uma contraproposta. As partes possuem um bom relacionamento e isto pode fazer a diferença para um desfecho positivo.

Carreira de sucesso na base

Matheus Nascimento foi o artilheiro da Seleção Brasileira no último Sul-Americano sub-15, disputado em janeiro, com três gols, com a Canarinho levantando o troféu. Além disto, ultrapassou etapas nas próprias categorias de base do Glorioso e, apesar da baixa idade, já conquistou a vaga de titular do time sub-17 do Alvinegro.

O jogador, por tamanha evidência, é observado por times europeus com certa frequência. Times ingleses já enviaram olheiros para assistirem jogos de Matheus Nascimento in-loco, mas nenhuma sondagem sequer chegou ao Botafogo, que conta normalmente com o jogador. A equipe sub-17 estreia na semana que vem no Brasileirão da categoria, contra o Palmeiras.

O atacante entrou em evidência para boa parte da torcida na apresentação de Keisuke Honda, há cerca de três semanas. Matheus Nascimento foi titular no amistoso entre Botafogo e Boavista antes do japonês vestir a camisa alvinegra pela primeira vez – tendo, inclusive, balançado as redes.

Fonte: Terra