A busca por reforços parece ter, enfim, terminado em General Severiano. Ao menos é o que indica o técnico Ricardo Gomes, agora satisfeito com o plantel que tem em mãos para a disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil.
Nas últimas semanas, o Alvinegro anunciou uma série de reforços. Os mais badalados, porém, só poderão atuar a partir do próximo dia 20, quando será reaberta a janela de transferência para atletas do exterior. São os casos dos atacantes Gustavo Canales e Rodrigo Pimpão, e do meia Camilo. Por isso, o treinador pede tempo para que a equipe ganhe forma.
— Acho que o elenco está legal. A partir dessa janela, temos muito a crescer. Mas vamos remontar o time, com esses jogadores, durante o campeonato. Esse é o desafio — projeta Ricardo Gomes, que também planeja recuperar alguns nomes que não engrenaram na temporada, como os meias Gervasio Núñez e Damian Lizio.
A entrada de novas peças na equipe pode ser a solução para o recorrente baixo aproveitamento do ataque, que tem custado pontos preciosos no Campeonato Brasileiro, como aconteceu na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira.
— Dominar o adversário não vale ponto. Agora, precisamos traduzir isso em gols. A gente tem o que merece no campeonato. Precisamos trabalhar mais para merecermos mais — reconhece.
Parte do problema, segundo Ricardo Gomes, reside na dificuldade de se repetir as escalações, devido a lesões e suspensões:
— É legal quando o torcedor entra no estádio e já sabe qual é o time. Conseguimos isso no Estadual, mas não no Brasileiro. Jogar com quatro, cinco, seis mudanças tem um peso muito negativo.
E as trocas na equipe devem continuar, já que o primeiro esboço do time que vai enfrentar o Santos, no domingo, só será conhecido neste sábado. O volante Dudu Cearense, já regularizado, pode estrear diante do clube paulista, no Pacaembu. Já o lateral-direito Luis Ricardo, com dores musculares na coxa esquerda, ainda aguarda o resultado de exames. A tendência é que ele seja poupado.